As 42 novas carruagens do Metro de Lisboa vão entrar em circulação no início do próximo ano, anunciou a empresa esta segunda-feira, 16 de setembro. A aquisição do material circulante, “mais moderno e acessível a pessoas de mobilidade reduzida” representou um investimento global de 114,5 milhões de euros.
Cada uma das 14 unidades triplas fabricadas pela Siemens Mobility / Stadler dispõe de 90 lugares sentados, sendo 30 assentos prioritários, com uma cor diferente. Haverá ainda espaço para fixar duas cadeiras de rodas.
“Com as novas carruagens, os clientes passam a contar com uma experiência de viagem melhorada, com janelas amplas, mais espaço livre para agilizar as entradas e saídas, maior conforto e comodidade, mais lugares sentados em disposição longitudinal e mobilidade mais facilitada para utilizadores de cadeiras de rodas pela inexistência de rampas ou declives”, detalha a empresa.
Além desta aquisição, no final de 2023, o Metropolitano lançou um concurso público internacional para a compra de mais 24 triplos (72 carruagens), como forma de reforçar a sua frota devido à expansão da rede de Lisboa.
O projeto inclui ainda a possibilidade de aquisição de mais 12 conjuntos, totalizando 36 carruagens, por um valor de 138 milhões de euros. Segundo o Metropolitano, esta opção visa a contínua substituição do material circulante que já se encontra obsoleto, garantindo assim a flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota.
View this post on Instagram