Já tinha sido anunciado que o Metro Sul do Tejo (MST), que atualmente termina no Monte da Caparica, ia passar a chegar à Trafaria e à Costa da Caparica, mas afinal há mais novidades. O projeto de expansão da linha 3, que envolvente o Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Almada e os Transportes Metropolitanos de Lisboa, foi apresentado esta segunda-feira, 10 de fevereiro.
O novo traçado prevê uma ligação entre o Campus da NOVA FCT à Estação Fluvial da Trafaria — e isto em apenas 19 minutos. Para isso, terá de ser feita uma extensão de 7,3 quilómetros entre as duas estações, avança o “Observador”.
Pelo meio serão criadas 10 estações, distribuídas entre a Estação Central da Costa da Caparica, o Interface da Trafaria: Pêra, Várzea de Pêra, Centro da Costa da Caparica, Parque Urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria.
Com mais sete quilómetros, o MST passa a ligar as duas pontas do concelho de Almada — entre os terminais de Cacilhas e Trafaria —, num total de 13,8 quilómetros, que levarão 27 minutos a percorrer.
Este é apenas o primeiro esboço do grupo de trabalho, que procura agora, com a participação pública, consolidar a proposta. O projeto só será definitivo após estarem concluídos quatro estudos técnicos: o de procura, que já está em curso; o de topografia; o de geotecnia; e o de tráfego rodoviário. O resultado final deverá ser entregue ao Governo apenas em dezembro de 2026.
A expansão do metro até à Costa da Caparica já tinha sido anunciada em março de 2023, pelo então primeiro-ministro António Costa. O Metro Sul do Tejo atualmente possui três linhas: a Azul (ligando Cacilhas a Arroios), a Amarela (ligando Corroios ao Pragal) e a Verde (ligando Cacilhas à Universidade, no Monte da Caparica).