Na cidade

Metrobus do Porto já tem data para começar a funcionar

Atraso na entrega dos veículos provocou atraso, apesar de a linha da Boavista estar finalizada há meses. Circulação arranca em junho.

Depois de meses de expectativas e de sucessivos adiamentos, há finalmente uma data para o arranque da primeira linha de metrobus do Porto. A Metro do Porto garante que até ao final de maio terá todos os veículos necessários para dar início à circulação entre a Casa da Música e a Praça do Império, troço correspondente à primeira fase do projeto na Avenida da Boavista.

A entrada em funcionamento está marcada para o final de junho, altura em que estarão disponíveis os autocarros a hidrogénio, encomendados de propósito para circular neste canal. Só estes autocarros permitem a circulação no trajeto, isto porque, contrariamente aos que habitualmente funcionam na cidade, os novos veículos têm portas à esquerda, o que permite a paragem em segurança nas estações centrais da via.

O arranque estava previsto para setembro de 2024, mas a falta de veículos adaptados e questões de segurança detetadas durante os testes acabaram por travar os planos. Segundo a Metro do Porto, todas as 12 composições do metrobus estarão entregues até julho.

Entretanto, foi também desbloqueado o processo judicial que travava a construção da segunda fase da linha, que ligará a Avenida Marechal Gomes da Costa à Rotunda da Anémona, em Matosinhos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT