Na cidade

Minimalist Travel Festival: o evento de viagens mais inspirador está de volta

A iniciativa é focada no minimalismo e vai acontecer já no dia 27 de maio, sábado, em Loures.
Acontece a 27 de maio.

Esqueça as malas e mochilas a abarrotar com peças de roupa e outros objetos que, na verdade, não fazem falta nenhuma quando vai viajar. O Minimalist Travel Festival está de volta ao País para mostrar que não é preciso levar a casa às costas sempre que parte à aventura para outro canto do mundo. 

Tal como o nome indica, este evento de viagens foca-se sobretudo no minimalismo. A terceira edição vai acontecer já no dia 27 de maio, sábado, no Palácio dos Arcebispos em Santo Antão do Tojal, em Loures — e traz muitas novidades. Serão 10 horas de palestras e concertos com escritores, bloguers e líderes de viagens. Marta Durán, Jorge Vassallo, Pedro Bento, José Luís Santos, David Freitas, Nuno Neto e Liliana Freitas, Ana Almeida e Mário Chan e Sofia Martins são alguns dos nomes que vão marcar presença na edição de 2023. O compositor, cantor e contador de história oral Mbye Ebrima será o músico e convidado especial deste ano.

A iniciativa foi criada por Gonçalo Cruz, um viajante profissional cuja maior aspiração é conhecer todos os países do mundo antes de completar 50 anos. Está longe de concluir o objetivo, mas isso não é um problema. “Quero envolver-me com as pessoas, conhecê-las”, conta à NiT. “Quero muito tentar visitar o maior número de destinos enquanto aprecio o processo. Não quero apenas ganhar mais um carimbo.”

Gonçalo admite que viajar nem sempre foi a sua paixão, mas há 13 anos o sentimento alterou-se. “Fui de Erasmus para a Itália quando tinha 23 anos e a minha vida mudou por completo.”

Começou a levar aquilo muito a sério, e entre 2016 e 2017 fez uma viagem à volta do mundo. Foi durante o percurso que surgiu um dos seus negócios: o The Travel Tool Kit. “Quando andava pelo mundo comecei a perceber que me faltavam coisas que faria sentido ter, mas não tinha“.

O viajante procurou kits com produtos essenciais mas não teve grande sorte. A situação ficou gravada na sua memória e começou a pensar em soluções para que não voltasse a acontecer. O conjunto que criou — que está à venda por 69,99€ — é útil a qualquer pessoa, independentemente do género, duração da viagem ou estação do ano em que irá viajar.

“O minimalismo é um estilo de vida que também se aplica neste caso. A viagem é mais a experiência do que propriamente aquilo que levamos às costas.” Para o viajante, os objetos não têm de se focar na moda, mas sim no seu lado prático. “Levar o menos possível e aproveitar as coisas ao máximo”, aconselha Gonçalo Cruz. 

O festival que organiza também gira em torno do minimalismo, daí o nome. “O objetivo é educar e inspirar quem participa no festival. É uma oportunidade para as pessoas descobrirem como podem tornar as viagens mais conscientes e responsáveis.”

O evento começa às 10 da manhã, e prolonga-se até às 20h30. O bilhete para o festival custa 28€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT