Na cidade

Ministra da Agricultura garante que a reserva de cereais chega para alimentar o País

Maria do Céu Antunes explicou que Portugal também já tem alternativas às importações que chegavam da Ucrânia.

A guerra na Ucrânia está a ter efeitos no mercado dos cereais em todo o mundo. Os preços estão a subir e os cereais começam a faltar em alguns países. Este sábado, 4 de junho, Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, garantiu que Portugal tem reservas suficientes e que já foram encontradas alternativas.

“Se não houver nenhuma alteração àquilo que está previsto e com o cumprimento dos contratos, temos condições para poder garantir que não haverá falhas no abastecimento” de cereais, explicou a governante esta manhã na inauguração do mercado municipal em Leiria, aqui citado pelo jornal “ECO”.

“A reserva, que antes era para 15 dias, neste momento chega para um mês. E não é só aquilo que está em stock. Os navios que estão a caminho e os contratos de fornecimento são os necessários para garantir que esta reserva é suficiente para alimentar Portugal”, continuou.

O milho era um dos cereais que Portugal mais importava da Ucrânia. Em alternativa, foram encontradas soluções nos mercados dos Estados Unidos e também da África do Sul. Em relação ao trigo, grande parte do que é consumido em Portugal chega de França. A ministra garantiu que não haverá falha no abastecimento, mas o preço poderá ser mais elevado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT