Na cidade

Missão Continente: saiba como pode ajudar as famílias que mais precisam este Natal

Num ano especialmente difícil para os portugueses, todos podemos combater a pobreza através da ajuda alimentar.
Ajudar é fácil com a Missão Continente.

É preciso recuarmos 100 anos para encontrarmos uma inflação tão alta como a que agora se regista em Portugal (9,3%, em setembro). O impacto da guerra tem-se feito sentir, principalmente, no custo da energia e no preço da comida, com um terço dos portugueses a sentirem-se pessimistas em relação ao acesso e qualidade da alimentação. Pior: mais de metade das famílias têm dúvidas se serão capazes de suportar os custos domésticos nos próximos anos.

Estas são algumas conclusões do III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade realizado pela Missão Continente com o ICS-ULisboa, que vem confirmar a situação alarmante de pobreza das famílias portuguesas.

Mantendo-se atenta, a Missão Continente lançou recentemente a iniciativa “Presentes à Mesa”. E ajudar não podia ser mais fácil. Até ao dia 8 de janeiro, pode adquirir vales solidários de 1 ou 5 euros nas lojas Continente e online. O valor angariado, assim como o que resultar das transferências bancárias ou por MBWay e das chamadas de valor acrescentado, será doado à Rede de Emergência Alimentar e a mais de 300 instituições locais para o combate à fome no País.

A Rede de Emergência Alimentar é uma resposta assente nos Bancos Alimentares, com abrangência a nível nacional, que tem como missão apoiar milhares de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. As instituições identificadas têm como objetivo combater a fome e pobreza e foram selecionadas pelas lojas tendo em conta a ligação já existente com a Missão Continente.

A Missão foca-se todos os anos nas principais preocupações sociais do momento e se em 2021 a campanha “Luzes com Presença” apoiou os portugueses que estão mais sozinhos, este ano o objetivo é apoiar instituições que combatem a fome e a pobreza.

“Há 20 anos que a Missão Continente procura contribuir para o bem-estar da população e neste Natal, cujo espírito é de união e comunhão, queremos todos ‘Presentes à Mesa’, para garantir que as famílias conseguem ter uma mesa repleta do que é essencial”, explica Nádia Reis, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

A nova campanha solidária da Missão Continente tem ainda como parceiros a TVI, a Federação Portuguesa de Futebol, a Associação Portuguesa de Nutrição e a Escola Nacional de Saúde Pública.

Este artigo foi escrito em parceria com a Missão Continente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT