Na cidade

Moinhos de Santana: um dos segredos mais bonitos de Lisboa está a ser melhorado

Cinco hectares com árvores, parques infantis, uma pequena cascata, dois moinhos: tudo o que já era lindo está em reabilitação.
Fica na Ajuda.

É um dos segredos mais bem guardados de Lisboa — a não ser para quem já teve a sorte de descobrir este spot calmo e perfeito no centro da capital. Na Ajuda, em Belém fica o Parque dos Moinhos de Santana: cinco hectares, com árvores, arbustos, relvados, e um lago com uma pequena cascata.

Além disso, este espaço verde tem dois moinhos antigos e uma vista deslumbrante sobre a cidade e o Tejo. Tem ainda equipamentos lúdicos e desportivos destinados a várias faixas etárias da população, restaurante, parque de merendas, circuito de manutenção e um simpático e sossegado parque infantil. Tem também um café com wifi e um parque para skate: é perfeito, portanto.

E, segundo anunciou a Câmara de Lisboa esta segunda-feira, 18 de janeiro, está a ser melhorado. Nas suas redes sociais, a autarquia recorda que aqui encontra vários hectares de área verde e de lazer, com uma marca distintiva: os tais dois moinhos de vento do século XVIII, que recordam a importante atividade moageira desenvolvida na cidade naquela época.

E adianta que os moinhos estão a ser reabilitados, numa intervenção que inclui a conservação de elementos estruturais, arranjo da escadaria exterior, pintura, tratamento de todas as pás. Está também a ser feita a instalação de rede de sombreamento nas pás dos moinhos (tipo vela) e distribuição de cântaros em cerâmica pelas velas.

No parque está ainda em reabilitação todo o sistema de rega e o piso do parque infantil foi recentemente remodelado, duas intervenções realizadas pela Junta de Freguesia de Belém e financiadas pela autarquia. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT