Na cidade

Monumentos em Sintra continuam encerrados até sábado devido ao mau tempo

A lista inclui alguns dos sítios mais emblemáticos da vila, nomeadamente o Parque e Palácio Nacional da Pena.
Pela segurança.

A sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) prolongou o encerramento dos monumentos que gere na serra de Sintra devido ao mau tempo e à tempestade. Os espaços, que inicialmente estariam fechados apenas na quarta-feira, 19 de março, vão continuar fechados esta sexta-feira e sábado, 21 e 22 de março.

Na sequência dos efeitos provocados pela Depressão Martinho, o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Chalet da Condessa d’Edla, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos não estarão a funcionar. A exceção é o Parque e Palácio de Monserrate, cuja reabertura está prevista para sábado.

“As condições meteorológicas adversas originadas pela depressão Martinho, que se fizeram sentir com grande intensidade na madrugada passada, provocaram danos consideráveis na Serra de Sintra”, informou a empresa. “Registaram-se inúmeras quedas de árvores, algumas de grande porte, que, neste momento, impedem a circulação no perímetro florestal da Serra.”

A 23 de março, domingo, o Palácio Nacional da Pena deverá reabrir, mas o Parque continuará inacessível, tal como o Chalet da Condessa d’Edla. O Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos permanecerão encerrados. Estas decisões prendem-se “com a necessidade de garantir a segurança de visitantes e colaboradores, que é a prioridade absoluta da empresa”, segundo a  presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Sofia Cruz.

A culpada pelo encerramento dos monumentos é a depressão Martinho, que trouxe para Portugal chuva persistente nas últimas 48 horas. Os efeitos vão continuar a fazer-se sentir durante o fim de semana, uma situação que tem aumentado o risco de inundações, especialmente nos espaços urbanos. 

Devido ao mau tempo, a autoridade pede à população que evite colocar-se em situações de risco e “cautela na movimentação nas estradas”, especialmente junto ao mar e nas zonas onde costuma haver cheias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT