Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Na cidade

Moradores do centro de Lisboa vão ter de registar os carros dos amigos

Os residentes da Zona de Emissões Reduzidas só poderão receber visitas que se desloquem, no máximo, em 10 carros por mês.
Escolha bem os seus amigos.

O compromisso de reduzir as emissões poluentes em 60 por cento até 2030 motivou em Lisboa a instituição da ZER — Zona de Emissões Reduzidas — que inclui a Avenida da Liberdade, Baixa e Chiado, Avenida Almirante Reis, Alfama, Castelo, Bica e Bairro Alto. Já este verão, o acesso a carros será condicionado a veículos autorizados entre as 6h30 e a meia noite.

Uma das implicações desta norma são os 10 “convites” para automóveis que serão disponibilizados aos moradores destas zonas. Todos os meses, os residentes poderão dá-los aos amigos, família, serviços de entrega ou reparações que necessitem de estacionar um veículo num parque da área — e, para isso, terão de ter sido fabricados depois de janeiro de 2000 ou, no caso dos pesados, com uma data posterior a outubro do mesmo ano.

Os “convites” serão concedidos através de uma app ou por telefone, onde os moradores terão de indicar previamente a matrícula do veículo em questão.

Uma das muitas mudanças na circulação de automóveis passa pela eliminação de mais de 350 lugares de estacionamento de superfície (cerca de 60 por cento dos que existem atualmente). 

A ZER permite a entrada de todos os veículos elétricos, desde que estejam devidamente registados. As paragens só são permitidas a quem tiver o dístico verde, o dos moradores; ou vermelho, que engloba, por exemplo, os táxis. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT