Na cidade

Morreu a Rainha Isabel II aos 96 anos

Esteve sob vigilância médica durante todo o dia. A monarca faleceu rodeada pela família, no Castelo de Balmoral, na Escócia.
Tinha 96 anos.

A Rainha Isabel II morreu “pacificamente” esta quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos. O anúncio da morte da monarca foi conhecido às 18h30. Estava acompanhada pela família no Castelo de Balmoral, na Escócia. O trono será assumido pelo seu filho Carlos, o Príncipe de Gales de 73 anos que passará a ter o título de Carlos III.

Justin Welby, o arcebispo de Cantuária — que coroará o novo monarca — já reagiu à morte. “Ajudou-nos a entender o sentido de quem somos durante décadas de mudanças extraordinárias no nosso mundo, nação e sociedade”, escreveu. “Como discípula cristã fiel, e também como Governadora Suprema da Igreja de Inglaterra, ela viveu a sua fé todos os dias. A sua confiança em Deus e o seu profundo amor esteve nas raízes do modo como viveu a sua vida — hora a hora, dia a dia”

Isabel II, ou Elizabeth Alexandra May, nasceu a 21 de abril de 1926, filha de George VI e Isabel. Apenas dez anos depois tornou-se na herdeira do trono após o seu pai subir ao mesmo, depois de uma abdicação de Eduardo VIII. Foi em 1947 que se casou com Filipe, o Duque de Edimburgo — e o seu primo em terceiro graus. Acabou por falecer a 9 de abril do ano passado.

O primeiro filho da rainha nasceu a 14 de novembro de 1948. Após Carlos, foi mãe de Ana (1950), André (1960) e Eduardo (1964). Mas, antes dos dois últimos filhos nascerem, tornou-se rainha, em 1952, após a morte do pai que faleceu devido a um cancro no pulmão, aos 56 anos.

Um dos piores anos da sua vida foi o de 1992. Durante o famoso discurso de Natal, declarou-o como um “annus horribilis”, devido aos três divórcios dos filhos (Ana, André e Carlos). 1997 também não foi fácil. Isabel II foi duramente criticada pelo povo pela forma quase indiferente como reagiu à morte da princesa Diana.

Isabel II teve o maior reinado da história da Grã-Bretanha, e o segundo maior da história da humanidade. Em junho, o país celebrou os seus 70 anos no trono no enorme evento que foi o Jubileu de Platina.

Leia o artigo da NiT onde lhe contamos melhor a história da Rainha — e onde lhe mostramos a evolução dos seus visuais. E saiba mais sobre o dia em que Isabel se escapou do palácio para dançar e beber com o povo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT