Na cidade

Mosteiro de Alcobaça vai estar em obras no próximo ano

Vai ser uma intervenção de conservação com um custo de um milhão de euros.
Temos novidades.

A recuperação das fachadas poente e norte, novas bilheteiras, um serviço de áudio-guias no mosteiro, uma loja, máquinas de vending e cacifos — é este o objetivo das obras que vão começar no próximo ano no Mosteiro de Alcobaça, em Alcobaça.

O restauro, que vai durar um ano, tem um custo previsto de um milhão de euros que estará dividido em duas fases. A primeira é focada nas duas fachadas e na zona de acesso ao monumento de 1178 e custará cerca de 700 mil euros. Segundo a Direção-Geral do Património Cultural, as obras vão incluir intervenção na cantaria, vitrais e portal, rebocos e pinturas e caixilharias dos vãos e gradeamentos.

Como avança o “Observador“, está, ainda, prevista a melhoria dos acessos e da segurança das escadas, bem como a recuperação dos pátios interiores da galeria de exposições. O dissuasor de pombos também será reparado.

O restante investimento (300 mil euros) é para a requalificação da Portaria Conventual e da loja. O monumento faz parte da lista do Património Mundial da UNESCO desde 1983.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT