NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Museu das Comunicações tem oficinas gratuitas e visitas guiadas este sábado

Há atividades destinadas a públicos de todas as idades, a 17 de maio. A entrada é livre.

O que são cabos submarinos e para que servem? O Museu das Comunicações, em Lisboa, vai responder a esta e outras perguntas este sábado, 17 de maio. O espaçou está a preparar uma série de atividades para assinalar o Dia Mundial das Telecomunicações, das Sociedades de Informação e da Internet. O tema deste ano é “A igualdade de género na transformação digital”.

A programação é gratuita e arranca às 14 horas, estendendo-se até às 23 horas. Logo às 14h30, vai poder acompanhar uma visita guiada ao núcleo dos cabos submarinos. Sabia que existem mais de 1 milhão de quilómetros de cabos da infraestrutura mundial de telecomunicações no fundo dos mares? Portugal está no centro dessa rede, como vai poder perceber através da visita. 

Ainda com foco no mesmo tema, está prevista uma palestra, às 16 horas, sobre a sua relação com a transição digital. As oradoras previstas são Ana Carla Sousa, Clara Casanova e Manuela Coutinho com moderação de João Salema de Sequeira. 

Pela mesma hora, vai acontecer uma oficina em que a missão é salvar os oceanos. No fundo das águas do mar, há recifes artificiais que se desenvolvem junto dos cabos de telecomunicações e que servem de abrigo às espécies marinhas. O objetivo da atividade é mostrar a importância da preservação destes ecossistemas e dos oceanos. 

Para terminar, pelas 20 horas, a organização convida os visitantes a participar num jogo. A ideia é aprender de forma interativa para que servem os cabos submarinos e como estão presentes no nosso dia-a-dia. Para ter uma experiência imersiva, o desafio vai acontecer às escuras. 

O programa foi pensado para todas as idades. A entrada é livre, mas é necessário fazer inscrição através do site do museu. Consulte o programa completo online

ARTIGOS RECOMENDADOS