No mês que marca o regresso às aulas e às rotinas de trabalho, chegam também a Lisboa as Festas na Rua, uma iniciativa que pretende ser um “momento de comemoração da tranquilidade e da boa energia”, segundo a EGEAC.
Entre os dias 7 e 29 de setembro, os jardins, coretos, praças e lavadouros da capital vão encher-se de música, arte e dança, com vários palcos ao ar livre — e uma programação cultural gratuita. A iniciativa, promovida pela Lisboa Cultura/EGEAC, contará com nove grandes concertos, três festivais dedicados às curta-metragens, videoarte e piano, e um desfile em torno da ancestral máscara ibérica.
De atuações musicais com orquestras e bandas filarmónicas a performances de artistas nacionais e internacionais, há uma série de espetáculos ao ar livre para aproveitar até ao fim de setembro.
A programação arranca já este sábado, 7 de setembro, no Vale do Silêncio, nos Olivais, que vai receber o Coro e Orquestra Gulbenkian. No concerto, dirigido pelo maestro Cesário Costa, poderá ouvir obras como “Carmen”, de Bizet, “Aida” e “Nabucco”, de Verdi, e “Madama Butterfly”, de Puccini. A música clássica também vai invadir a Praça do Município, a 14 de setembro, com um espetáculo do compositor Rui Massena.
O local também será palco de outros nomes portugueses, como o espetáculo de António Chainho (dia 13), que marca o fim da longa e reconhecida carreira do guitarrista e compositor. Com ele sobem ao palco Carminho, António Zambujo, Marta Pereira da Costa e o Quarteto de Cordas Naked Lunch. Já no final do mês, a 28 de setembro, o espaço recebe uma conversa e um espetáculo que celebra a multiculturalidade da música portuguesa e que junta nomes como Maro, Mayra Andrade ou Criolo.
Outro destaque é o jazz, que irá tocar todas as quintas-feiras num jardim da cidade. A fadista Cristina Branco e o pianista Mário Laginha vão juntar-se à Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal para animar o Jardim da Quinta da Alfarrobeira, em São Domingos de Benfica, no dia 12, enquanto o Jardim da Quinta da Paz, no Lumiar, recebe concertos do pianista João Paulo Esteves da Silva e a Orquestra Jazz de Matosinhos, no dia 19.
Já os finais de tarde de domingo estão reservadas para as atuações de bandas filarmónicas, como a Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense, no Jardim da Quinta das Conchas (dia 15), a Banda Musical e Artística da Charneca, no coreto do Jardim do Campo das Amoreiras (dia 22), e a banda da ACULMA, no coreto do Bairro do Condado (dia 29).
Além da música, um dos pontos altos da iniciativa é o 16.ª Desfile Internacional da Máscara Ibérica, agendado para o dia 21 de setembro. Mais de 450 participantes portadores destas manifestações ancestrais vão desfilar pelas ruas de Lisboa, desde a Praça do Município até à Praça D. Pedro IV.
Já o ciclo Cinema no Estendal vai apresentar uma seleção de curtas-metragens nos Lavadouros do Pátio do Moca (dias 13 e 14) e do Lumiar (20 e 21). Durante estes dias vai poder assistir a uma seleção de filmes extraída da competição nacional do Queer Lisboa e outras produções nacionais e internacionais que celebram os 50 anos do 25 de Abril.
A iniciativa termina com a estreia do Piano City em Lisboa, no último fim de semana de setembro. Após a passagem por cidades como Berlim, Madrid e Nova Iorque, o festival dedicado ao piano chega à capital para apresentar mais de 30 concertos de artistas portugueses e internacionais, entre pianistas consagrados e jovens talentos. As atuações vão dividir-se entre o Palácio Galveias e os jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta e dos Coruchéus.
A programação completa das Festas na Rua pode ser consultada online.