Na cidade

O estúdio em Sintra onde pode tirar fotografias como no século XIX

O Five Historic Photography Studio disponibiliza roupas e acessórios antigos para uma verdadeira viagem ao tempo. É uma experiência mágica.
Parece magia.

Num mundo onde tudo é rápido e estamos constantemente conectados à Internet, por vezes precisamos fazer uma pausa. E por que não viajar até ao século XIX? No Five Historic Photography Studio é possível recuar no tempo e eternizar determinado momento com uma fotografia.

Vera Gonçalves e Filipe Barroso sempre foram apaixonados por biologia, antiguidades e fotografia analógica. Juntos, decidiram refazer os passos dos pioneiros da fotografia portuguesa. Abriram um estúdio em Sintra, o lugar mais romântico do País, com um conceito totalmente diferente: ali, é possível recriar uma imagem do século XIX, exatamente como aquelas que vemos nos livros de história. 

A fotografia é uma arte apreciada por muitos, mas nem todos conhecem as técnicas que permitem captar imagens. À medida que o casal foi aprendendo os processos e métodos antigos, acabaram por ficar apaixonados pelos retratos de colódio de placa molhada.

“No Five Studio dedicamo-nos principalmente à técnica de colódio húmido, que foi apresentada em 1851 e que nos permite fazer os negativos em vidro e com uma maior qualidade. Posteriormente, fazemos cópias desse negativo e a ideia é fazer um retrato como se fazia antigamente”, explica à NiT a responsável pelo estúdio, Vera Gonçalves. 

Criado por Frederick Scott Archer, este é um processo complexo e único. “Começamos por utilizar um químico que chamamos colódio, mas que, no fundo, é uma mistura de vários químicos que funcionam como uma cola. Vão agarrar tudo à placa, que depois se coloca dentro de uma caixa onde está o banho de prata. Os químicos que estão na placa vão reagir, tornando-a sensível à luz”, explica Filipe Barroso. O processo tem que ser feito enquanto a placa está húmida e demora cerca de 15 minutos até ao resultado final.

Vivemos numa época digital, onde a maioria das fotografias (isto para não dizer todas) são tiradas todos os dias através de telemóveis ou câmaras digitais e acabam por ficar esquecidas no computador, sem nunca ver a luz do dia. No Five Historic Photo Studio, pretende-se combater esta tendência: querem oferecer aos clientes algo tangível e precioso. 

Esta experiência é feita para que se possa fazer uma viagem ao tempo e, mais do que isso, acompanhar todo o processo da fotografia. “As pessoas podem escolher vários cenários, poses e acessórios. Essa é a primeira parte da experiência. Depois vêm connosco ao laboratório, até à câmara escura e acompanham todo o processo”, conta. 

O estúdio está equipado com móveis, câmaras e lentes antigas, assim como alguma literatura do século XIX sobre as técnicas da fotografia. “Pretendemos que as pessoas tirem uma fotografia e conheçam o processo histórico, até porque contamos um pouco a história da fotografia. Além de levar uma memória única, acaba por ser um momento mágico”, diz Vera Gonçalves.

Um dos grandes adeptos desta técnica foi o rei D. Fernando, que era um apaixonado por fotografia. Assim como o rei português, todas as pessoas que passam pelo estúdio “acham fascinante quando se coloca a imagem dentro da caixa e o negativo passa a positivo”. Parece magia.

Para a fotografia sair perfeita, quem está a ser fotografado tem de posar durante uns segundos sem se mexer. O estúdio disponibiliza ainda roupas e acessórios do século XIX para dar ainda mais credibilidade à imagem. 

O processo pode ser feito em metal ou vidro e os clientes podem escolher a dimensão da fotografia. Os preços variam entre os 30€ e os 55€, dependendo da escolha, e as marcações podem ser feitas online. Devido à exigência da pose, esta experiência é recomendada apenas para maiores de seis anos. 

De seguida, carregue na galeria para ver estas incríveis fotografias que parecem ter sido tiradas no século XIX.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. Heliodoro Salgado, 44, 2º direito
    2710-573 Sintra

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT