Os postais de Natal já ficaram no século passado e a família a partilhar um sofá enquanto vê um filme deixou de ser o clássico plano para a tarde do dia 25 de dezembro. As trocas e momentos mais íntimos foram substituídos por contactos em mensagens digitais. E a verdade é que as conversas à mesa são cada vez mais raras quando existem smartphones por perto. Parece que preferimos olhar para o Natal dos outros em vez de aproveitarmos quem está ao nosso lado.
De acordo com o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” da Marktest, realizado em julho deste ano, cada português passou em média 111 minutos por dia nas redes sociais em 2022 — como o Facebook, Instagram, Tik Tok, X (antigo-Twitter) — ou a enviar mensagens no WhatsApp e no Messenger. São quase duas horas do dia.
Se olharmos para o relatório por faixas etárias, percebemos que o problema é particularmente grave nos jovens. Entre os 15 e 24 anos, este número sobe para as 2h21, enquanto que na faixa seguinte (até aos 34 anos) fica acima das 2h40. Em média, são mais 25 minutos passados nestas apps do que há cinco anos, conclui a Marktest.
Preocupada com a falta de conexão humana e real, O Boticário aposta, neste Natal, naquilo que realmente importa: estar presente de corpo e alma. A marca de cosmética e perfumaria juntou-se à NiT e foi para as ruas de Lisboa perceber se os portugueses têm noção do tempo que passam nas redes sociais — e se, nesta época de maior partilha, vão tentar contrariar a tendência.
“Esta campanha foi construída com base em dados reais que nos mostram o quão ausentes estamos, isolados nas nossas vidas e focados no telemóvel e nas redes sociais. Por isso, a nossa mensagem vem despertar não só a atenção para esta realidade, mas também chama todos os portugueses a estarem mais presentes. É imperativo aproveitarmos todos os momentos para estarmos com quem mais amamos, porque o relógio não para e as nossas pessoas não vão estar sempre connosco. Por isso, neste Natal (e ao longo do ano), que sejamos todos amores presentes”, explica Maria João Santos, diretora de marca e comunicação do Boticário.
Felizmente, em linha com esta campanha da marca de beleza, nem tudo é uma má perspetiva do futuro. Apesar de o tempo passado nas redes sociais ter aumentado, o mesmo estudo mostra que um em cada quatro portugueses deixou de usar uma rede social em 2022, mostrando alguma desconexão com este mundo digital. Talvez este seja o sinal de que existe alguma consciência sobre a importância de estar presente no mundo real.
Globalmente, em média, cada pessoa tem conta em seis redes diferentes. Isso muda no caso dos jovens com menos de 24 anos, que chegam às nove redes sociais. Apesar de estar a perder terreno entre os mais novos, o Facebook continua a ser a rede social com mais utilizadores, com uma taxa de penetração de 94,4 por cento. Seguem-se o WhatsApp, Instagram, Messenger e o YouTube.