Manoel de Oliveira, o realizador português com a carreira mais longa da história do cinema, nunca escondeu a sua paixão pelo Douro. A região, inclusive, inspirou a sua primeira obra cinematográfica, “Douro, Faina Fluvial”. Realizada em 1931, a curta-metragem retrata a zona ribeirinha do Porto, bem como a indústria e trabalhadores dedicados à faina do Douro.
Esta paixão do mestre do cinema português, que morreu em 2015, aos 106 anos, foi passada para o neto, Ricardo Trêpa, que também trabalha no mundo do cinema. O ator, que já contracenou com lendas como Catherine Deneuve e Claudia Cardinale, cresceu ao lado do avô, a explorar vinhas em socalcos e a absorver os segredos do Douro.
“Quando era criança ia todos os anos, em setembro, para a quinta dos meus avós, em Santa Marta de Penaguião e calhava sempre na altura das vindimas. Foi o meu avô que me deu a conhecer todo o processo, desde a uva até ao engarrafamento, e que me deu o amor pela arte de fazer vinho”, conta à NiT o ator de 52 anos.
Foi numa das visitas à região, há cerca de três meses, que conheceu Rita Teixeira, nascida no Pinhão, o coração do Vale do Douro, onde os tradicionais barcos rabelo outrora se reuniam para carregar barris de vinho. Com uma “ligação tão profunda quanto o próprio rio”, também ela passou a vida a explorar as paisagens e tesouros do vale.
“Em conversa, percebemos que estávamos os dois com a mesma vontade de criar uma empresa de experiências exclusivas e privadas no Douro, mais virado para o mercado de luxo. Juntámos o útil ao agradável e avançámos com a ideia”, revela.

No mês de março, lançaram a Douro Wonderland, um projeto turístico que cria “viagens intemporais”. Inspiradas pela vida e visão de Manoel de Oliveira, as experiências promovidas pela empresa refletem a arte, o património e as tradições do vale. “Não oferecemos apenas tours, partilhamos um legado”, lê-se no site.
É através dos olhos de Ricardo e Rita, que irão liderar as tours nesta fase inicial, que os visitantes podem ver o Douro tal como o cineasta o via: “uma terra de beleza cinematográfica, tradições intemporais e segredos encantadores”.
Em conjunto, a dupla foi à procura de parceiros com quintas históricas, não tão conhecidas, para oferecer experiências exclusivas, que vão desde degustações de vinho com harmonizações gastronómicas a passeios de barco.
Enraizados na tradição familiar, colaboram com as mais prestigiadas quintas e talentosos artesãos locais para criar atividades personalizadas que refletem a autenticidade e o encanto atemporal da região.
Para já estão disponíveis quatro tours, incluindo uma tailor made, que pode ser feita à medida do cliente. Na excursão “Um Dia de Vinhos e Paisagens Deslumbrantes”, os visitantes passarão pelas estradas panorâmicas e miradouros escondidos que revelam a beleza mais íntima do Douro.
O primeiro ponto de paragem é numa propriedade histórica — cujo nome não revelou para manter o efeito surpresa — para uma prova de vinhos premium. A atividade prossegue pela icónica N222, frequentemente referida como uma das estradas mais bonitas do mundo, até chegar ao Pinhão, onde embarcará numa viagem a bordo de um barco clássico de madeira.
A experiência, que custa 555€, culmina com um almoço rústico numa casa familiar acolhedora. Todas as informações estão disponíveis online.
Ver esta publicação no Instagram