Na cidade

New in Listenbourg: NiT lança revista de lifestyle em país imaginário junto de Portugal

A McDonald's já anunciou que vai ter restaurantes e a Ryanair quer ter uma base aérea nesta zona fictícia criada por Gaspard Hoelscher.
Vamos ser a primeira revista deste país.

Depois de ter lançado cinco revistas locais — em Oeiras, Coimbra, Seixal, Setúbal e Porto —, a NiT prepara-se para lançar um projeto de lifestyle num país imaginário. Chegou a New in Listenbourg, que vai escrever notícias sobre uma zona geográfica que fica algures entre Portugal e o Reino Unido.

A história bizarra do nascimento deste país imaginário começou no domingo, 30 de outubro, quando o influenciador francês Gaspard Hoelscher fez uma paródia sobre o fraco conhecimento geográfico que atribui aos norte-americanos, ao partilhar, no Twitter, uma imagem do mapa europeu alterado. Neste, era possível observar uma nação que, fora das redes sociais, não existe. “Tenho a certeza de que os americanos não sabem o nome deste país”, escreveu na publicação, que se tornou viral em poucas horas.

Apesar do lado fantasioso, o país tem uma geografia semelhante à francesa e foi batizado de Listenbourg. Entretanto, também já ganhou um hino, um governo, um chefe de Estado — ninguém menos que o seu criador —, página oficial e serviços nas áreas das telecomunicações, entregas e restauração, proporcionados por empresas como Deliveroo e McDonald’s.

A nação até já foi convidada a participar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pelo comité organizador, que aumentou o número de delegações envolvidas de 206 para 207. E a operadora irlandesa Ryanair também anunciou que pretende criar por ali uma base aérea internacional.

Agora, é a vez de a NiT ser pioneira no desenvolvimento do jornalismo deste novo país. Assim, a New in Listenbourg será o primeiro órgão de comunicação oficial de Listenbourg, com uma linha editorial semelhante à que é seguida pela nossa plataforma. Apesar de, neste caso, as nossas notícias serem tão fictícias quanto tudo o resto que existe em Listenbourg.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT