É um clássico: estamos a jantar com um grupo de amigos em casa e percebemos que e as cervejas e o vinho acabaram. Qual a bomba de gasolina mais próxima? Quem trouxe carro? Quem vai? Estas são normalmente as perguntas que se seguem. E a verdade é que ninguém quer sair de casa.
Fast forward para uns anos depois e para outra fase da nossa vida (que não implica deixar os jantares, atenção). O bebé está com fome e o leite e as papas acabaram, como sempre à noite. É que é sempre. Até parecia que ainda havia muito, mas não, é certinho que vai acabar — à noite.
São leis de Murphy como costumamos dizer, mas são também as leis da vida real: trabalhamos muito, não paramos, vamos ao supermercado, físico ou online, quase todos os dias, mas falta sempre qualquer coisa.
Foi a pensar em tudo isto que nasceu uma startup portuguesa que leva produtos de mercearia às casas dos clientes todos os dias durante a noite. Por enquanto, vai trabalhar apenas na zona central de Lisboa, mas pretende expandir-se a outras zonas e cidades em breve. Chama-se Night Shift.
A ideia apareceu num jantar entre amigos no final de 2017. Todos queriam beber mais um copo de vinho, mas já estava tudo fechado, à exceção de um serviço de entregas de bebidas ao domicílio extremamente caro. Precisamente a história que a NiT imaginou. Entre a sobremesa e a conversa apetecia mais um copo, mas já passava das 22 horas e a vontade de prolongar o encontro não valia o esforço de sair de casa para o frio.
Passado cerca de um mês, os amigos juntaram-se de novo e apenas com capitais próprios montaram a empresa que vai para o mercado no dia 1 de outubro. Mais do que bebidas, acreditam “que toda a gente já precisou de algum produto fora de horas”, conta o seu proprietário.
Miguel Sena tem 30 anos e já trabalhou em várias empresas, sempre em departamentos de marketing, que é a sua área de formação. O sócio, Bernardo Uva, é formado em educação física, mas tem uma vasta experiência na área de logística e eventos. “Acho que fazemos uma boa dupla”, explicam.
No estrangeiro já existem serviços deste género, como a GoPuff, que é a mais popular nos Estados Unidos. Em Portugal, ainda é uma novidade. Os fundadores da mercearia do turno da noite acreditam que há mercado.
“Ouvimos muitas pessoas de idades e perfis diferentes e a reação é sempre igual: ‘que jeito que isso me teria dado no dia x ou y'”, conta Miguel Sena.
“Pessoalmente já senti diversas vezes falta de poder encomendar coisas que não seja comida preparada. Sabemos que umas fraldas podem salvar a noite a uma mãe, pipocas e gelados podem contribuir para uma sessão de cinema mais completa, ou que simplesmente alguém se esqueceu de comprar os ovos, o azeite, o patê, as batatas ou o pão lá para casa”.
Horários, zonas, preços, produtos e pagamentos
A Night Shift vai estar aberta de segunda a quarta, das 21 horas às 2 da manhã; e de quinta a sábado, das 21 horas às 4 da manhã. Daqui as uns meses pretendem estar abertos todos os dias durante toda a noite. Mas o serviço quer dar “um passo de cada vez”.
Online e em stock, há cerca de 500 produtos divididos por 10 categorias. A empresa pretende ir sempre aumentando e ajustando a oferta. Para já, e a partir de segunda-feira, os clientes vão poder encomendar papas para bebés, comida para animais, produtos para cozinhar e para o lar, enlatados, chocolates, bolachas, congelados, sumos, vinhos, bebidas espirituosas, cerveja ou cidras.
Quanto aos preços, mais de metade dos produtos têm preços semelhantes aos das cadeias de supermercados. E são mais baratos do que em algumas mercearias. A taxa de entrega é dinâmica e começa nos 1,80€. No máximo, os clientes pagarão 6€ — a média é de 3€. Para encomendas com um valor superior a 25€, não há taxa de entrega.
O pagamento é feito por Multibanco, PayPal, MBway ou Visa, Mastercard, tudo online. Na primeira compra, tem direito a 15% de desconto.
A distribuição, começa na zona mais central de Lisboa e o objetivo é alargar à Grande Lisboa nos próximos meses. Para o arranque, os estafetas da Night Shift vão de Belém ao Parque das Nações, na zona sul de Lisboa; e Carnide, Benfica, Lumiar e Telheiras, na zona norte.
Em 2019, o objetivo é chegarem a mais cidades e com mais produtos, sobretudo em duas novas categorias: gourmet e frescos. A primeira já está a ser trabalhada. A Night Shift fechou uma parceria com uma empresa que se dedica a produtos gourmet. A segunda parte do plano exige outra preparação e controlo, portanto, “esse tipo de produtos deverá estar disponível só no inicio do próximo ano”, adianta Miguel Sena.
A experiência da repórter da NiT
Quinta-feira à noite: dia de trabalho, de escola e de “This is Us“. Foi também o dia em que consegui experimentar em primeira mão a primeira mercearia online do País, ainda antes de estar disponível. As primeiras impressões foram boas: tanto no computador, como no smartphone, o site é user friendly.
Tem todas as questões esclarecidas, possibilidade de pesquisa e os produtos bem divididos nas tais 10 categorias: Higiene, Gulososos, Congelados, Enlatados, Espirituosos, Cerveja, Água e Sumos, Vinhos, Casa, Tabaco.
Após uma breve exploração para confirmar se tem tudo o que poderia precisar num qualquer dia à noite, confirmamos que sim. Os produtos gourmet e frescos, quando chegarem, vão ser bem acolhidos, mas para já cobre todas as Leis de Murphy possíveis. Tem a tal cerveja e vinho que acaba sempre quando menos se espera e o leite em pó que tanto aperto de coração deu a mães. Também estão lá as papas e cereais, leites, manteiga, pão embalado, gelados. shampoos, fraldas, toalhitas, preservativos, massas, arroz.
Depois, há pilhas, natas, bacalhau à braz, hambúrgueres, lasanha, café, chá, chocolates, batatas fritas, aperitivos, produtos de parafarmácia — pronto, já percebeu a ideia, certo?
No meu teste fui honesta e só encomendei o que realmente precisava: azeite e atum (acabaram ambos a meio do jantar), garrafa de água (idem), pasta de dentes (estava quase no fim), Häagen-Dazs Cookies & Cream (porque é noite de “This is Us”), cerveja (para ele ver o “This is Us”), chocolate para leite e leite com chocolate, que também estavam no fim.
Os preços são, confirmam-se, parecidos aos dos supermercados: em alguns casos um pouco mais caros, noutros parecem iguais. Pagámos cerca de 20€ por estes produtos. Por causa do álcool (há gin, vodka à venda, vinhos desde Dona Ermelinda a Papa Figos), o site reserva-se ao direito de pedir um documento a comprovar a idade.
O processo de encomenda também é simples. Basta inserir a morada, para ver se a sua zona está abrangida. Mas atenção: não escreva logo a morada toda, com número de porta; escolha a rua automática que o serviço lhe dá quando digita e depois no final vai ter tempo de especificar. Se a sua morada não está abrangida pelo sistema, pode deixar uma nota a indicar que gostava que ela passasse a fazer parte da rota.
No final foi só escolher os artigos, pagar e em menos de vinte minutos recebi tudo. Cinco minutos antes de o shifter (assim se chama a pessoa que faz as entregas) chegar, recebi uma mensagem. Ele era uma simpatia, o gelado vinha realmente gelado e a cerveja estava estupidamente fresca. De facto, onde é que isto andava há milhares de festas e jantares atrás.