Na cidade

NiTacademy: abriram as vagas para a primeira formação da NiT em jornalismo digital

Vai ser uma oportunidade para aprender como funcionam todos os departamentos de uma redação ao vivo, com uma componente teórica e, sobretudo, prática.
Vai ser uma formação intensiva.

Aprender a escrever um texto jornalístico, saber gerir e partilhar conteúdos nas redes sociais, gravar reportagens para a televisão, produzir podcasts para a rádio ou conhecer os princípios básicos de programação de uma plataforma. Estas são algumas das áreas que os participantes na primeira edição da NiTacademy vão aprender ao longo de dois meses.

Esta formação está aberta a qualquer participante, não interessa o background académico ou profissional. O curso vai decorrer todos os dias, de segunda a sexta-feira, entre as 14 e as 19 horas, na redação da NiT em Lisboa. Ao contrário de outras formações deste género, na NiTacademy, os alunos não terão de pagar nada. Aliás, cada participante irá receber um subsídio mensal para pagar as respetivas deslocações e outras despesas de representação.

A NiTacademy vai arrancar no dia 13 de novembro, com apenas seis vagas disponíveis. Se quiser fazer parte desta primeira seleção da academia, envie um email para nitacademy@nullnit.pt até ao próximo dia 8 de novembro, com o CV e a explicar por que motivo deve ser escolhido para integrar a nossa formação.

Durante este período, os profissionais da NiT irão dar formações teóricas e sobretudo práticas nas suas áreas de especialização. O que significa que a prioridade da NiTacademy será sempre que os alunos aprendam no terreno, com casos práticos na redação da NiT, no estúdio da rádio NiTfm ou com a equipa da NiTtv que faz o programa “New in in Town”, transmitido na CNN Portugal.

Nesse sentido, vai haver oito módulos principais, que serão abrangidos durante oito semanas: Jornalismo Digital; Apresentação e Produção para Televisão; Podcasts e Notícias de Rádio; WordPress e SEO; Fotografia e Design; Redes Sociais; Imprensa Regional; e Conteúdos Patrocinados Vs. Conteúdos Editoriais.

“Há muito tempo que pretendíamos lançar este projeto e abrir a porta da nossa redação — da forma mais transparente e descomplexada possível — para todas as pessoas que gostavam de começar uma carreira na imprensa ou aprofundar conhecimentos específicos nesta área. É importante sublinhar que não pretendemos falar apenas para antigos alunos de Comunicação Social, queremos efetivamente receber toda a gente”, diz Jaime Martins Alberto, publisher e fundador da NiT.

E acrescenta: “No final da primeira edição da NiTacademy, claro que vamos querer reter os melhores talentos dentro de casa. Por isso, esta pode ser, de facto, uma entrada direta para o mercado de trabalho”.

 

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT