Na cidade

O novo miradouro de Albufeira tem uma das melhores vistas do Algarve

Fica na praia de Olhos D'Água, com uma estrutura humana e outra com informações sobre a região.
Tem de passar por lá nas próximas férias.

A freguesia de Olhos D’Água, em Albufeira, tem de ser incluída na sua próxima lista de locais para visitar no Algarve. Até porque agora vai encontrar por lá um novo miradouro espetacular.

Foi inaugurado a 21 de setembro, após dois meses de obras, num investimento de cerca de 34 mil euros. Apesar de a construção ter sido relativamente rápida, o projeto já estava a ser pensado cerca de três anos. “Foi uma batalha muito cansativa”, conta à NiT Cláudia Pais Raimundo, técnica superior na Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água.

Para materializarem aquele conceito, contaram com a ajuda de Carlos de Oliveira Correia, um escultor que tem várias peças espalhadas pelo Algarve. “Fui a Alvor e vi uma escultura de uma senhora sentada e tirei fotografia. Contactei-o pelo Facebook e contou-me que estaria interessado em criar algo para Albufeira”, recorda Cláudia.

Para este miradouro, o artista plástico preparou duas esculturas, localizadas em dois decks distintos. Uma delas está debruçada sobre a estrutura de madeira, como se estivesse a contemplar o mar algarvio. Na outra pode ser consultado um mapa informativo sobre o Algarve, feito em ferro, com uma legenda que aponta todos os concelhos da região, com vários factos sobre cada. “A cultura é para todos”, acrescenta a técnica da Junta. “É importante andarmos na rua e podermos apreciar arte. Acho interessante o facto de podermos interagir com estas esculturas.”

Este spot já era especialmente popular entre turistas e moradores, que subiam ali para apreciar as paisagens, independentemente do perigo que isso representasse. “É um ponto muito deslumbrante e conseguimo-nos aperceber da própria beleza da região. Olhamos para a direita e vemos praia e à esquerda vemos a face mais rochosa”.

Quando a maré está baixa, é possível vermos os olheiros de água doce. Dali, também se avistam as barracas recentemente pintadas de vários tons, para dar uma nova vida a Albufeira. Além disso, está localizado num ponto estratégico, onde se assinala a divisão aproximada entre Sotavento e Barlavento algarvios.

Perto do miradouro existem ainda vários outros pontos de interesse, como uma sala de exposições com antiguidades da freguesia de Olhos D’Água, que costumavam ser utilizados na agricultura e pesca.

Também pode passar por lá para ver fotografias da freguesia, capturadas por Artur Pastor. “Contamos com exposições temporárias de pintura e escultura de vários artistas, na sua maioria locais”, realça. Neste momento está patente a exposição da pintora luso-francesa Marie Cores Vivas, juntamente com a exposição de várias réplicas de barcos antigos que existiam nas praias dos Pescadores em Albufeira e nos Olhos de Água, criados pelo artista David Guerreiro, antigo pescador e residente nos Olhos de Água.

Carregue na galeria para ver mais imagens do novo miradouro do Algarve.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT