Na cidade

Notas de euro vão mudar até 2024: os cidadãos vão ajudar a escolher os novos desenhos

A partir de Portugal, a cientista Elvira Fortunato irá ajudar a escolher novas imagens.
Novidades em breve.

As notas de euro deverão mudar as suas imagens até 2024— ainda não se sabe bem para quais, porém deverá ser no sentido de algo mais universal e transversal. Segundo a agência europeia “Efe” esta segunda-feira, 6 de dezembro, o Banco Central Europeu tenciona redesenhar as notas de euro com a colaboração dos cidadãos europeus.

De acordo com a agência, o processo poderá dar lugar à adoção de uma decisão final em 2024. O processo incluirá grupos de discussão que reunirão as “opiniões de cidadãos de toda a Zona Euro a respeito de possíveis temas para as futuras notas”.

Os membros deste grupo já foram designados pelo BCE atendendo às propostas dos bancos centrais nacionais da Zona Euro e pertencem a diversos campos, como a história, as ciências naturais e sociais, as artes visuais e atecnologia. Segundo o “Observador”, haverá uma personalidade de cada estado-membro a ajudar a selecionar algumas hipóteses de motivos que podem passar a ilustrar as notas; e, como proposto pelo Banco de Portugal, a personalidade portuguesa escolhida pelo BCE é a cientista Elvira Fortunato.

A Efe lembra que os desenhos atuais das notas de euro baseiam-se no tema épocas e estilos, com figuras de janelas, portas e pontes — segundo o BCE, depois de 20 anos “é agora “hora de atualizar o aspeto das nossas notas para que os europeus de todas as idades e origem se possam identificar com elas”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT