A vida de muitos utilizadores de transportes públicos está prestes a ficar menos stressante. A nova aplicação da Carris Metropolitana entra em funcionamento esta quinta-feira, 12 de setembro e promete informações em tempo real sobre as linhas, — incluindo a quantidade de passageiros a bordo dos autocarros, bem como alertas e notificações.
“Será possível saber se o autocarro está a chegar ou não, e tomar decisões com base nessa informação. A aplicação irá notificar o utilizador quando o autocarro estiver a 500 metros ou a um quilómetro da paragem selecionada,” explicou o responsável da Carris Metropolitana, João Vasconcelos, citado pelo “Jornal de Notícias”.
A plataforma também irá informar os utilizadores sobre atrasos, acidentes ou outros imprevistos que possam interferir na circulação dos autocarros. Adicionalmente, será possível consultar informações sobre a acessibilidade das paragens, bem como atualizações sobre horários e tarifas.
As funcionalidades da aplicação foram especialmente desenhadas para melhorar a experiência dos passageiros da Carris Metropolitana. A nova ferramenta pretende dar resposta a uma das principais queixas dos utilizadores, pois irá “aumentar a pressão sobre os operadores para cumprirem os horários,” reconhece o administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa, Rui Lopo.
A app permitirá ainda a pesquisa por paragem e linha, possibilitando a criação de notificações personalizadas. Apesar disso, é importante notar que, por enquanto, o acesso de utilizadores com deficiência visual à ferramenta ainda não está completamente disponível. “Há necessidade de trabalhar em alguns pormenores”, admitem os responsáveis da empresa, citados pelo “Observador”.