Na cidade

Nova ciclovia temporária na Baixa de Lisboa poderá tornar-se definitiva

Liga a Praça dos Restauradores à Rua da Prata. Se o troço for avaliado de forma positiva, passará a integrar a rede ciclável.
Prepare-se.

A rede de ligações cicláveis de Lisboa continua a crescer. Desta vez, graças à instalação de um novo troço que liga a Praça dos Restauradores à Rua da Prata. Mas atenção: trata-se de uma inauguração temporária que vai servir como um teste para a Câmara Municipal de Lisboa avaliar a possibilidade de avançar com a ciclovia.

O percurso com cerca de 300 metros poderá ser percorrido até à próxima sexta-feira, dia 22 de setembro. No ponto de partida, é feita a correspondência com a Avenida da Liberdade e, no Rossio, onde termina a ligação, faz-se a junção com a Rua dos Sapateiros, entre a Rua do Ouro e a Rua Augusta.

A instalação da ciclovia temporária implicou a eliminação de uma via de trânsito, recorrendo à sinalética necessária para tornar o novo trajeto mais claro para os utilizadores das bicicletas. O troço foi construído com tinta e barreiras de plástico, para permitir a rápida remoção quando acabar a iniciativa.

O trajeto ciclável pop up foi criado pela Câmara Municipal de Lisboa como forma de assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, no âmbito do programa BICI – Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure, iniciativa na qual a capital portuguesa ganhou 400 mil euros para investir nesta área.

Para avaliar a receção dos lisboetas, a autarquia disponibilizou um questionário online onde todos podem opinar sobre a ciclovia. As participações estão abertas até ao dia 22.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT