Nasceu em pleno Parque Natural de Montesinho um percurso que o levará pelos caminhos históricos da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor. A Grande Rota dos Moinhos e dos Lameiros foi inaugurada a 12 de novembro, num evento que contou com almoço e um passeio num veículo todo o terreno. Sendo este um projeto fronteiriço, os espanhóis também marcaram presença. A ideia para aquele projeto já existe há muito tempo. Após a aprovação, demorou cerca de um ano até estar concluído.
Tem exatamente 47,3 quilómetros e passa por “belíssimas paisagens”. “É da mais diversificada que possa imaginar. Passamos por lameiros, áreas de florestas com pinheiros. Grande parte do percurso também é feito junto às margens do rio. Há muito diversidade, e ela surge abruptamente. Rapidamente estamos num bosque como a seguir num descampado”, conta o presidente da União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes, à NiT.
Enquanto percorre a natureza, poderá encontrar vários animais, como veados, raposas e, com alguma sorte (ou azar), lobos. “A primavera é uma boa altura para fazer a rota”, garante o autarca. Claro que percorrê-la durante o verão também é uma ideia, especialmente porque poderá avistar plantas específicas da época, como as searas. “Se fizer na altura do Natal pode ver os caretos no dia 25 de dezembro”.
Mas a rota não é apenas feita de paisagens bucólicas. Durante os 47,3 quilómetros vai poder descobrir os principais moinhos da região, alguns dos quais ainda são utilizados. No total, poderá passar por nove, espalhados por diferentes localidades mas sempre inseridos em espaços verdes e tranquilos. “Em Rio de Onor, além dos moinhos, podemos visitar a Casa do Touro, que é um espaço museológico que conta a história da aldeia comunitária”, aponta Mário Gomes.
“O percurso tem início na fronteira, no Portelo”, explica o autarca. Durante a rota há vários percursos diferentes. Pode seguir para Varge ou Aveleda, seguindo depois para Rio de Onor. Dali pode continuar e aproveitar para conhecer Guadramil. No futuro, “talvez daqui a meio ano”, o projeto já contará com caminhos por Espanha, que se irão estender por 40 quilómetros, revela.
Para facilitar a deslocação, criaram uma aplicação chamada Grande Rota dos Moinhos e dos Lameiros, onde pode seguir o percurso. Também conta com diferentes alertas em sítios de interesse. Ao abrir a notificação poderá ver uma breve descrição do local onde se encontra, bem como algumas fotografias.
O extenso caminho já está a ser um sucesso entre a população — e já o era antes da inauguração. “As pessoas começaram a percorrê-lo assim que fizemos as primeiras marcações nos terrenos. Também vão para ali porque podem-no fazer a pé, de bicicleta ou em veículos todo o terreno”, realça.
Carregue na galeria e conheça melhor o novo percurso que promete ser um sucesso tanto em Portugal como em Espanha.