Na cidade

A nova plataforma que junta colegas em teletrabalho nas suas pausas

Sala online permite discutir temas nas pausas do trabalho como se estivesse no escritório.
Para arranjar novos colegas

Seja pelo teletrabalho ou pelas aulas à distância, a maior parte das pessoas deparou-se em tempo de pandemia com novas realidades de trabalho. Os colegas do escritório foram substituídos pela solidão de casa — ou a algazarra dos mais novos, para quem tem filhos —, e a pausa para o café já não é acompanhada de grandes discussões sobre a série do momento ou as tendências para a estação.

Tendo em conta esta nova realidade e a dificuldade que pode ser para quem se vê obrigado a trabalhar em casa, sozinho, a plataforma “Séries da TV” resolveu criar uma sala de co-work online. A iniciativa arranca agora no início de abril e chama-se Refúgio Seriólico: Discord Co-Work.

A ideia é “criar um espaço para ajudar cada um de nós a sentir-se um bocadinho menos isolado em regime teletrabalho, tentando criar um ambiente virtual de escritório” explicam em comunicado os responsáveis pelo projeto.

Assim, esta sala baseia-se na técnica Pomodoro, uma técnica de gestão de tempo em que é feita uma pausa no trabalho a cada 25 minutos. No caso deste grupo, a pausa recomendada é de cinco minutos, sendo que essa será feita preferencialmente às horas certas e às meias horas.

É possível entrar e sair da plataforma quando se pretender e falar ou trabalhar com quem estiver online. As regras dizem também que ninguém é obrigado a ter a câmara do computador ligada, embora seja referido que esse possa ser “um fator de peso na altura de quebrar o gelo”.

“Não te sintas incomodad@ em fazer perguntas (no momento adequado). Fala com a malta. Não te isoles”, dizem ainda as regras. Quanto à segurança, é aconselhado que seja mantido o respeito entre os membros, pedindo-se também que não se incomode o trabalho dos restantes membros. “Não serão tolerados trolls bem como qualquer tipo de desrespeito para com outros membros”, frisam ainda.

Para entrar no grupo basta aceder à página do Discord e fazer o registo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT