na cidade

A nova ponte sobre o Douro vai custar 21 milhões de euros

O valor inclui os oito acessos que são criados nas duas margens. Mais detalhes do projeto foram conhecidos esta segunda-feira.
A construção está prevista ficar pronta em 2022.

Após uma reunião camarária esta segunda-feira, 19 de abril, foram conhecidos mais detalhes sobre a nova ponte que irá ligar as duas margens do Douro. Ao contrário dos primeiros valores anunciados em março, que rondavam os 50 milhões de euros, o projeto deverá ficar-se nos 21 milhões.

Cerca de 13 milhões serão destinados à obra em si, revelou o autarca Eduardo Vítor Rodrigues. Referiu também que foi criado um agrupamento que junta a câmara de Vila Nova de Gaia e a do Porto, que fica representada pela empresa municipal GO Porto.

A nova ponte irá ligar a Campanhã, do lado do Porto, e o Areinho de Oliveira do Douro, em Gaia. O projeto para a já batizada Ponte D. António Francisco dos Santos tinha sido anunciado em abril de 2018 e tem conclusão prevista para 2022.

Segundo o “Jornal de Negócios”, esta segunda-feira foi aprovada a criação do agrupamentos entre as duas câmaras que terá o aval para avançar com o contrato de empreitada da ponte.

Além da ponte, está prevista a construção de mais oito acessos à mesma. No total, em relação a valores, 60 por cento serão pagos pela autarquia e Gaia e os outros 40 pela do Porto.

“Os acessos no Porto ficam mais baratos porque a cota de acesso em Gaia é superior. A ponte quando acaba, em Gaia, continua a sair em viaduto. É essa parte que estamos a pagar a 100 por cento. Em Gaia, a ponte causaria problemas sérios de declive se o tabuleiro acabasse num beco, o que aconteceria se o projeto não incluísse uma reformulação urbana”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT