Na cidade

Lisboa vai mudar junto ao rio: novo Muro das Namoradeiras e várias esplanadas

Um novo Cais de Lisboa vai nascer entre o Terreiro do Paço e a Doca da Marinha. As mudanças são muitas: saiba quais.
Não há data de conclusão.

A cidade de Lisboa vai ter um novo cais na frente ribeirinha, desde o Terreiro do Paço à Doca da Marinha. O projeto vai dar à cidade condições únicas para a atividade marítimo-turística, o transporte público fluvial entre as duas margens do rio e a criação de espaços de lazer e equipamentos.

Do projeto de renovação fazem parte outros projetos que se interligam, como a reconstrução do Muro das Namoradeiras, a retirada do aterro do Cais das Colunas, a reabilitação da Estação Sul e Sueste e da Doca da Marinha, a criação do Bacalhau Story Centre, do Centro Tejo e de um Cais de Apoio à Atividade Náutica, assim como o reforço de Pontões.

Para Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “o Novo Cais de Lisboa devolve o rio aos lisboetas e disponibiliza-o, em todo o seu esplendor, aos visitantes nacionais e estrangeiros que acolhemos todos os anos. Esta obra é, sem dúvida, um passo importante na valorização da cidade e na capacidade de inovação e diferenciação da sua oferta”.

Na reconstrução do Muro, os postes de iluminação originais também estão a ser alvo de reabilitação e vão ser repostos. O aterro entre o Cais das Colunas e a Praça da Estação será retirado.

Na Ala Nascente do Terreiro do Paço, vai nascer o Bacalhau Story Centre, uma homenagem a este elemento tão importante na gastronomia, cultura e história do País. Na Estação Sul e Sueste vai nascer uma área com cafetaria, quiosque, restaurante e esplanadas, um posto de informação, uma Lisboa Shop e o terminal de apoio aos passeios no Tejo.

Entre a Estação Sul e Sueste e o novo Terminal de Cruzeiros, a Doca da Marinha vai dar lugar a um grande espaço arborizado. E, por fim, vão ainda nascer quatro quiosques com esplanadas e WC públicos, e um restaurante. Não há data definida para a conclusão de todo o projeto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT