Na cidade

Novo dono da Herdade da Comenda vedou o estacionamento na Praia de Albarquel

Contudo, o acesso pedonal à zona balnear na Serra da Arrábida mantém-se aberto. O tema é polémico.
O Palácio da Comenda faz parte da Herdade e vai ser recuperado.

A famosa Herdade da Comenda, na Arrábida, em Setúbal foi vendida no final do ano passado. A empresa Seven Properties comprou a totalidade dos terrenos, por 16 milhões de euros, à família do antigo proprietário António Xavier de Lima. Os terrenos estavam ao abandono, desde a morte do empresário em 2009, e estiveram no mercado durante vários anos.

Ao todo, a Herdade tem 600 hectares de área, onde estão o mítico Palácio da Comenda, onde Jacqueline Kennedy terá morado com os filhos, depois do assassinato do marido. Desde o final do ano que foi colocada uma grua junto ao edifício, banhado pelo Rio Sado e com uma vista única sobre Tróia.

Segundo o que a New in Setúbal conseguiu apurar, um dos objetivos do proprietário é fazer obras de recuperação do Palácio, com cinco pisos e acesso privativo à praia. No entanto, a informação de que o Palácio irá servir de residência oficial do proprietário ou unidade hoteleira ainda não está confirmada. Nos últimos anos, o espaço encontrava-se aberto, por isso as paredes foram vandalizadas e as instalações deixadas em ruínas. 

Além das obras no Palácio, a empresa quer recuperar as mais de 30 casas antigas degradadas, espalhadas pela Herdade. Nas últimas semanas foram colocadas dezenas de placas de propriedade privada a proibir a entrada de pessoas, nos terrenos abrangidos pela Herdade, desde a zona da estrada de Albarquel, Vale da Comenda, Rasca, Aldeia Grande, entre outros locais.

O parque de estacionamento de Albarquel é muito usado pelos banhistas no verão.

Uma das áreas que atualmente se encontra vedada à circulação é o parque de estacionamento junto à Praia de Albarquel. Nas placas, pode ler-se “a invasão de propriedade privada é crime previsto e punido pelo artigo 191.º do código penal com pena de prisão”. Apesar desta delimitação, o acesso pedonal até à zona balnear mantém-se aberto, não estando em risco a circulação dos banhistas.

Outra zona cujo futuro se mantém em aberto é o Parque de Merendas da Comenda. Ainda que faça parte da Herdade, a gestão da zona de lazer pública está a cargo da Câmara Municipal de Setúbal, que no verão passado fez obras de recuperação, com a colocação de mesas, cadeiras de piquenique e churrasqueiras novas.

A quatro quilómetros da cidade, a Herdade da Comenda foi no início do século XIX propriedade privada do conde parisiense Abel Henri Armand. Foi este nobre que mandou construir o Palácio da Comenda, que deveria ser a sua casa de férias.

A gestão do Parque de Merendas é feita pela Câmara Municipal de Setúbal.

Raul Lino foi o arquiteto responsável pela obra do palácio. Durante a década de 80, o imóvel passou para as mãos de António Xavier de Lima. O objetivo da construção do Parque de Merendas, anexo ao edifício, foi preservar a riqueza da flora existente e plantar novas espécies.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT