Quando Robert Langdon, um conceituado professor de simbologia, se desloca até Paris para fazer uma palestra, recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Museu do Louvre foi encontrado morto, junto a um código indecifrável. Na tentativa de o decifrar, o professor, juntamente com uma criptologista francesa, descobre uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo da Vinci.
Esta é a premissa da obra de Dan Brown, “O Código da Vinci”, um dos livros mais vendidas do século XXI — e é também a inspiração do primeiro escape room na região Vale do Sousa. Depois de Lisboa, Porto, Loures, Vila Nova de Gaia e Açores, a Mission to Escape chegou à cidade de Penafiel.
“O pai de um dos sócios é de Penafiel e disse-nos que naquela região do Vale do Sousa existem várias coisas para fazer ao ar livre, como o Magikland, mas havia uma carência a nível de atividades indoor”, conta à NiT Miguel Correia, um dos sócios da Mission to Escape.
Esteja a chover ou a fazer sol, os escape rooms são o tipo de atividade que se pode fazer em família ou com grupos de amigos em qualquer altura do ano. Com o objetivo de oferecer uma nova experiência imersiva às pessoas da zona, a nova sala do grupo abriu em março.
Inspirada no aclamando livro de Dan Brown, a sala “Da Vinci’s Mystery” convida os participantes a mergulhar num enredo cheio de mistérios, história, religião e sociedades secretas. Destinado aos “mais metódicos e sagazes”, os jogadores vão entrar no local onde antigamente os grupos secretos faziam as suas reuniões contra o regime.
Foi num desses encontros que deixaram escondido algures um pote com o elixir da vida — o tesouro que os participantes precisam de encontrar para poderem sobreviver a este “museu que esconde muitos segredos”.
O escape room está repleto de detalhes que transportam os participantes para universos distintos, incluindo para o Museu do Louvre, já que há um quadro da Mona Lisa, famosa pintura de Da Vinci, numa das paredes. “Os jogadores serão desafiados a desvendar enigmas complexos e a explorar segredos ocultos, garantindo uma experiência envolvente e estimulante”, sublinha o responsável.
Cada grupo poderá ter entre dois a seis jogadores, com uma hora para completar os diferentes enigmas. O trabalho em equipa, tal como é habitual nos espaços deste estilo, é muito importante. As reservas podem ser feitas online e os preços começam nos 18,50€ por pessoa, caso seja um grupo de seis.
Ver esta publicação no Instagram
Depois da experiência “Da Vinci’s Mystery”, o espaço vai estrear, em junho, o “The Spy ‒ Missão Secreta”. Nesse jogo, os participantes vão ser agentes da CIA, que devem desarmar uma bomba antes que seja tarde demais. “Numa corrida contra o tempo, infiltram-se numa base secreta, hackeiam os sistemas de segurança e descobrem segredos escondidos em caves escuras”, lê-se na sinopse.
O primeiro espaço da Mission to Escape, o maior grupo nacional de escape rooms, surgiu em 2015, na zona do Rato, em Lisboa. A ideia de criar salas de fuga, numa altura em que esta atividade ainda não tinha explodido em Portugal, foi de “dois idiotas que gostam de se divertir enquanto trabalham”.
Tiago Duarte e Diogo Carvalho conheceram-se no mundo do trabalho, na área da consultoria, e juntos começaram a participar em vários escape rooms espalhados pelo mundo. “Perceberam que faltava algo do género em Portugal e decidiram, há cerca de 10 anos, começar a criar estas salas, sempre com temas diferentes e originais”, sublinha.
Atualmente a Mission to Escape conta com um total de 19 salas, espalhadas por Lisboa, LoureShopping, Arrábida Shopping, Alameda Shop&Spot, Penafiel e Ponta Delgada. O grupo organiza também eventos corporativos, aniversários, pedidos de casamentos e despedidas de solteiro.
Carregue na galeria para ver alguns detalhes do novo escape room de Penafiel.