Na cidade

Novo recorde: Ermesinde tem a maior árvore de Natal do País — mede 55 metros

O concelho de Valongo tem ainda mercados, exposições e até uma casa do Pai Natal. Vale a pena passar por lá.
A árvore de 50 metros de Aveiro já não é recordista.

Estamos oficialmente na época natalícia. Em todo o País, as cidades começam a iluminar-se com brilhantes e coloridas luzes e as ruas voltam a estar decoradas. É nas grandes praças, porém, que está a principal estrela das das autarquias nesta altura do ano: as gigantescas árvores de Natal. Neste caso específico, é seguro dizer que Ermesinde é o sítio a visitar: vai ter a maior árvore de Natal do País.

O recorde estava previamente em Aveiro, mas foram precisos apenas cinco metros para este prestígio passar para Ermesinde, onde a árvore se ergue por 55 metros de altura. A verdadeira magia chega a Ermesinde já a 26 de novembro, pelas 19h30, quando acenderem as luzes da enorme estrutura localizada na Praça Machado dos Santos.

Caso a árvore de Natal não seja o suficiente para querer passar pela cidade, há vários outros motivos para o convencer. As Aldeias Natal vão criar o ambiente perfeito para as famílias, com a Casa Mágica do Pai Natal e figuras icónicas como os duendes. Músicas, performances de dança, teatros, um carrossel e ateliers de arte também fazer parte dos planos da mágica Aldeia.

Falando em música, poderá levar toda a família aos concertos que estão marcados para todos os domingos de 5 a 19 de dezembro, em várias igrejas do concelho. A abertura deste ciclo de atuações musicais será feita pelo coro Génesis, na Igreja Matriz de Campo. No domingo seguinte, a música ecoa na Igreja Matriz de Sobrado graças a Sérgio Sousa Martins. Os espetáculos terminam a 19 de dezembro, na Igreja Matriz de Alfena, com uma atuação da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, que será acompanhada pela soprano Marina Pacheco.

O entretenimento continua no Museu Municipal de Valongo e na Oficina da Regueifa e do Biscoito, com duas novas exposições. No primeiro espaço, são os presépios as estrelas da mostra, após uma colaboração entre os alunos da disciplina Artes da Ardósia da Escola Básica Vallis Longus, artesãos locais e da artista plástica D. Clemência, que doou a sua coleção ao Município de Valongo. Estará em mostra de 5 de dezembro a 7 de janeiro.

Na Oficina da Regueifa e do Biscoito vai aprender sobre todas as diferentes formas que existiam para medir e pesar o pão. A exposição “Pão com Peso e Medida” poderá ser visitada todos os dias, das 09h30 às 12h30, e das 14 às 18 horas.

O Natal em Valongo traz ainda a oportunidade de comprar os presentes para os amigos e familiares. Para isso, só terá de passar pelos Mercados de Natal, que contarão com várias criações de artesãos locais. É precisamente aqui que vai encontrar várias comidas tradicionais da zona. Os Mercados estarão localizados no Parque Urbano de Ermesinde e no Largo do Centenário, em Valongo.

Todas estas sugestões são de entrada gratuita. Aproveite.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT