NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Nuvem em forma de tsunami assusta banhistas no norte de Portugal

Este fenómeno é raro no País, mas comum noutras regiões do mundo, como o Golfo de Carpentaria, no nordeste da Austrália.

Um fenómeno chamado de “nuvens rolo” assustou os banhistas neste domingo, 29 de junho, em várias zonas costeiras do norte do País. O horizonte limpo deu lugar a uma imagem pouco comum: nuvens com um formato inusitado que fez com que muitos pensassem tratar-se de uma onda gigante, isto é, um tsunami a formar-se no mar. 

O momento chegou às redes sociais e há vídeos vindos de locais como a Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Póvoa de Varzim e Esposende. Embora o susto tivesse sido geral, todos se acalmaram quando se aperceberam que aquela formação nas nuvens não se estava a mexer.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial, é apenas “uma massa de nuvem longa, tipicamente baixa, horizontal, destacada e em forma de tubo, que muitas vezes parece rolar lentamente em torno de um eixo horizontal”.

Já o Serviço nacional de Meteorologia do Reino Unido avança que este fenómeno se sucede quando há um encontro entre o ar frio do interior da nuvem com um ar mais quente à sua volta. “Ao subir, o vapor condensa-se, formado os padrões típicos das nuvens rolo”, lê-se.

As nuvens rolo são raras em Portugal. No entanto, são comuns noutras regiões do mundo, como o Golfo de Carpentaria, no nordeste da Austrália. Também já foram vistas na Suécia, Brasil, Uruguai, Canal da Mancha e Califórnia.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM