Já se contam os dias para as tão esperadas festas de Lisboa — os famosos Santos Populares — onde se misturam pessoas de todos os bairros e as ruas enchem-se de música e animação. O primeiro fim de semana de junho vai ser de animação no Parque das Nações, com o regresso da 19.ª edição do Arraial dos Navegantes, no terreiro junto à Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes, de 2 a 4 de junho.
É o convívio popular que marca o arranque da época de forma muito especial, pois acontece sempre no primeiro fim de semana de junho e tanto reúne família e moradores do Parque das Nações, como visitantes de toda a cidade. Há quatro razões principais para passar por lá: entrada gratuita; dois mil lugares sentados; música e animação todo o dia; e uma preocupação acrescida pelo ambiente.
A história deste arraial remonta a 2003, é quase tão antiga quanto o próprio bairro do Parque das Nações. Nessa altura, um grupo de paroquianos promoveu um encontro à volta de umas sardinhas. A partir daí tem vindo sempre a crescer, sendo hoje uma verdadeira manifestação de vitalidade e dinâmica desta comunidade.
O Arraial dos Navegantes é o mais amigo das famílias e é também um dos mais ecológicos da cidade, com a eliminação de pratos, talheres e taças de plástico. Se não tem onde deixar os miúdos, não se preocupe. No recinto do arraial existe o “Arraialito”, um espaço dedicado aos mais novos. Com o acompanhamento dos voluntários e em horários específicos, não faltam atividades para as famílias inteiras.
No primeiro dia, o arraial começa ao jantar, a partir das 19 horas, enquanto que no fim de semana a festa arranca às 13 horas. O terreiro vai encher-se de animação musical a partir das 20h30 até à hora de ir para casa: sexta-feira e sábado, até à meia-noite; e no domingo até às 22h30.