Por esta altura, já deverá saber que a NiTfm é a nova rádio oficial do Metro de Lisboa. Todos os dias, entre as 6h30 e a 1h30, vai poder ouvir uma grelha composta por notícias de lifestyle sobre a Grande Lisboa, podcasts de cronistas regulares e autores convidados e muita música nas 56 estações.
Trata-se de uma parceria inédita entre o Metropolitano de Lisboa e a MadMen — empresa que detém a plataforma de lifestyle NiT e a rádio NiTfm. Os 500 mil passageiros diários do Metro serão informados sobre tudo o que acontece de mais importante na cidade. Iremos também explicar aos ouvintes quais são as estações de metro em que devem sair para conhecer os restaurantes, lojas, concertos ou outros eventos relatados nas nossas notícias.
Neste artigo, revelamos aquilo que vai poder ouvir numa fase inicial da NiTfm no Metro de Lisboa — e na grelha online da NiTfm. Um dos maiores destaques é a nova rubrica exclusiva do “Casal Mistério”, onde serão respondidas todas as dúvidas de culinária que o casal de bloguers vai receber através do número de WhatsApp 96 325 22 35. Pode enviar uma mensagem de voz com a sua questão (e não se esqueça de mencionar o seu nome).
“Um dos principais entraves do ‘Casal Mistério’ é a distância que o anonimato nos obriga a ter em relação aos nossos leitores”, explica a dupla. “Por isso, adoramos tudo o que sejam formatos que nos permitam aproximar-nos deles. E como recebemos frequentemente várias mensagens com perguntas, dúvidas e dicas dos leitores, decidimos levá-las todas para a rádio. Assim podemos conversar diretamente com o público, criando mais proximidade e cumplicidade. Foi precisamente por isso que decidimos criar um formato que nos aproxima do público. É uma espécie de Doctor Ruth da culinária e da boa vida. Os leitores colocam as suas questões através do WhatsApp e nós respondemos na rádio.”
O ‘Casal Mistério’ está particularmente entusiasmado por participar neste projeto. “Este formato de levar uma rádio, com uma grelha especial, para todas as estações de metro de Lisboa é completamente inovador e um desafio irresistível. Os transportes públicos são naturalmente meios muito individualistas, onde as pessoas leem, ouvem música com headphones ou até dormem. São locais onde as pessoas estão muito próximas fisicamente, mas muito distantes emocionalmente. Criar uma rádio que todos estejam a ouvir em simultâneo aproxima-nos uns dos outros e cria uma relação única, não só entre nós (os autores dos programas) e os ouvintes, mas também entre os ouvintes entre si. Acreditamos que este projeto mude a forma como as pessoas andam no Metro.”
Outra das rubricas da programação é dedicada ao humor. O comediante e cronista Miguel Lambertini, que escreve regularmente na NiT, vai comentar vários temas da atualidade em “Alto e Falante”, em pequenos episódios. “Para mim, vai ser ótimo e é único porque vou ser das poucas pessoas que se podem orgulhar de ter um programa de rádio em todas as estações”, diz à NiT.
Além disso, todos os dias, as cinco secções da NiT — Comida, Cultura, Compras, FiT e Fim de Semana — vão ter uma sugestão dada por um jornalista da nossa redação. Pode ser o novo restaurante do momento, uma série acabada de estrear, a nova loja imperdível da cidade, um tipo de treino que se tornou viral ou o melhor turismo rural para ir passar um fim de semana, entre tantos outros temas.
Em breve, serão anunciados os novos podcasts da NiTfm e que estarão no ar a partir da primeira semana de julho.
“Esta parceria com a NiT tem como objetivo dinamizar a oferta nas viagens, para que os nossos clientes tenham uma experiência de viagem mais enriquecedora e que o Metro não seja apenas encarado como um facilitador para chegar de um ponto a outro. Somos um operador de transporte estruturante na cidade de Lisboa e como tal pretendemos que os nossos clientes estejam bem informados. Esta é uma das razões pela qual esta parceria com a NiT é de especial interesse para esta empresa”, diz Vitor Domingues dos Santos, presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa.
Jaime Martins Alberto, diretor-geral da MadMen, acrescenta: “A iniciativa é um passo importante para a audiência da NiTfm, que sobe automaticamente para o pódio das rádios mais ouvidas de Portugal; mas é sobretudo uma ótima notícia para os passageiros do Metro, que estão numa fase de desconfinamento e que precisam — mais do que nunca — de saber quais os locais que reabriram e o que podem fazer fora de casa”.
A NiT é a maior revista de lifestyle de Portugal e o sexto site mais lido do País, com mais de 2,7 milhões de leitores por mês, segundo o último relatório da Marktest — a única entidade responsável pela medição da audiência da imprensa digital. A NiTfm foi lançada a 25 de junho de 2018 e tinha, até agora, uma emissão exclusivamente online. O diretor executivo Rui Barros é o responsável pelas duas grelhas autónomas.