Na cidade

O castelo da Disney abandonado em Sintra foi visitado pelos misteriosos Yellow Jackets

A dupla passou por um dos lugares mais curiosos de Portugal.
Fotografia de Yellow Jackets.

É perdido entre o verde do Parque Natural de Sintra, que encontramos terreno extenso que inclui uma mansão, piscina e uma preciosidade em decadência: um palácio da Disney. O que em tempos foi um luxo de um pai para uma filha é agora uma história de processos em tribunal, dívidas que se arrastam há anos e um lugar onde o passar do tempo trouxe decadência numa certa aura de mistério.

O palácio Disney em Sitnra tornou-se um lugar predileto para quem se aventura a explorar locais abandonados. E agora foi também palco de uma visita especial, a dos Yellow Jackets, uma dupla que dá vida a lugares abandonados através das suas fotografias impressionantes.

Eles são Ivy e Athon, como preferem ser conhecidos sob anonimato. Mas é como Yellow Jackets que melhor os conhecemos. Há vários anos que fotografavam lugares assim mas a chegada dos casacos amarelos ao cenário tornou a experiência ainda mais especial, como os próprios já haviam contado à NiT.

As suas fotografias contam com cenários incríveis de lugares em tempos opulentos e entretanto caídos no esquecimento. Mas a tal réplica de um palácio Disney perdido em Sintra tinha algo de diferente.

“Era algo inédito, completamente diferente de tudo o que alguma vez tínhamos visto e fotografado”, como os próprios contaram ao “Público”. Com ajuda do Google Maps, encontraram o lugar cuja morada não é pública. “Quando entrámos nem queríamos acreditar”.

Entre as estátuas ali esquecidas, entre as ruínas da mansão, junto à fachada do palácio que a vegetação tem consumido ou em simples espreguiçadeiras, a objetiva dos Yellow Jackets e os famosos casacos amarelos foram palco de uma mais uma sessão fotográfica memorável.

Fotografia de Yellow Jackets.

“Revolta-nos ver espaços a cair”, contavam em entrevista à NiT sobre o que os motivava nesta missão muito própria. “Já visitámos sítios lindíssimos que são parte da nossa história — e já os vimos cair e hoje alguns nem existem. Isso entristece-nos. Tentámos preservar estes imóveis ao máximo e também é por isso que os mostrámos. Mas isso é o máximo que conseguimos fazer”, confessava Ivy.

O resultado deste passatempo tornado arte é um legado de imagens ricas e cheias de detalhes onde os cenários, uns sombrios, outros mais idílicos, que contrastam com a cor garrida dos casacos. Além de os podermos acompanhar online é possível ter as suas imagens impressas em grande qualidade, para expor em casa.

As imagens da dupla originou, a pedido de muitas famílias, um site onde é possível comprar impressões de grandes dimensões das fotografias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT