Na cidade

O cortejo de Halloween mais assustador de Portugal está de regresso às ruas de Melgaço

A edição deste ano d'A Noite dos Medos também contará com a exibição de filmes como "A Família Addams 2" e "Orfã: A Origem".
É o evento mais assustador do País.

Não há altura do ano mais assustadora que a noite de Halloween, ou seja, de 31 de outubro para 1 de novembro. É uma tradição típica dos Estados Unidos da América que já tornou uma celebração internacional, mesmo nos países que não têm esta tradição — como Portugal.

Por cá é mais conhecido por Dia das Bruxas e existem cada vez mais eventos e festas que o comemoram. No entanto, poucas são as localidades que se dedicam tanto a esta data quanto Melgaço. A freguesia celebra, todos os anos, “A Noite dos Medos”. A edição de 2022 vai decorrer entre 15 de outubro e 26 de novembro e traz algumas novidades, como Os Serões dos Medos. Tratam-se de uma espécie de tertúlias e relatos na primeira pessoa de histórias macabras subordinadas ao tema “Coisas do outro mundo”. Acontecem a 21 de outubro às 14h30 e às 21 horas.

A programação desta edição conta ainda com outras atividades. Na Casa da Cultura de Melgaço estará patente a exposição, “A melodia das trevas”; haverá momentos de leitura (15 de outubro) de contos arrepiantes para os mais pequenos, e sessões de cinema (dia 22) onde serão exibidos filmes como o novo “Orfã: A Origem” e “A Família Addams 2”.

O grande dia, contudo, é a 29 de outubro. As ruas que nos levam da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço vão ser decoradas de forma assustadora, com várias abóboras, aranhas e outros elementos típicos do Halloween. O Cortejo dos Medos, que passará por estas mesmas ruas, está marcado para as 22h30. A celebração termina no castelo, onde os participantes são convidados a visitar o cemitério dos medos e a assistir à Queimada Galega e ao Esconjuro das Bruxas, e a um espetáculo de fogo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT