Na cidade

O e-Power do novo Nissan Qashqai é uma revolução nas estradas portuguesas

As rodas deste modelo só são acionadas pelo motor elétrico, ao contrário do que acontece nos híbridos convencionais.
Um passo inovador na mobilidade elétrica.

Acordar, meditar, ir para o escritório e passar no ginásio só para nos mantermos minimamente saudáveis pode parecer uma rotina comum para muitos portugueses. Mas também não passa disso mesmo — uma rotina que não nos distingue nem nos eleva a algo mais. No entanto, todos esses momentos banais só precisam de um pouco de imaginação. Se a meditação for passada no mar a apanhar ondas, se procurarmos um local de trabalho rodeado por pessoas criativas, num ambiente dinâmico, e se mais do que ir correr na passadeira num qualquer ginásio apostarmos num desporto irreverente, como jiu-jitsu ou até umas aulas de dança, podemos encontrar uma “rotina” bem mais divertida e original. 

Foi precisamente a partir desta aposta no que não é convencional que surgiu o novo Nissan Qashqai. O grande destaque deste modelo vai mesmo para a motorização, que a marca caracteriza como “um grupo motopropulsor deveras único e inovador”. A essência do e-POWER está no facto de as rodas serem apenas acionadas diretamente pelo motor elétrico, ao contrário do que acontece nos híbridos convencionais. 

Uma transmissão direta do motor elétrico para as rodas é sinónimo da ausência de caixa de velocidades, binário elevado e instantâneo, e uma resposta linear. Representa a sensação de condução EV, sem a necessidade de pensar em carregar a bateria. Este é um passo em frente para os clientes que ainda não estão prontos para fazer a mudança para um veículo 100 por cento elétrico.

O único papel do avançado motor turbo de 3 cilindros — com tecnologia de taxa de compressão variável — é gerar eletricidade, que é enviada para o motor elétrico de 140 kW ou para a bateria de 1,8 kW (ou ambos, de acordo com o cenário de condução).

“O motor trabalha silenciosamente em segundo plano para fornecer a carga necessária à bateria e ao motor. Foi programado para fornecer eletricidade em função da velocidade do veículo para evitar a desconcertante desconexão entre o som de fundo e o progresso do veículo”, adianta a Nissan.

No design, este novo modelo também foge ao convencional. Desde a dianteira, cuja grelha tem um efeito de rede visualmente marcante, à iluminação tanto nesta área como na traseira, com luzes na mesma forma da grelha. 

No interior, o conforto e qualidade dos materiais elevam, mais uma fez, a fasquia, mas é na parte tecnológica que se encontram as outras novidades. 

O sistema atualizado do Monitor de Visão Global (AVM) inclui agora uma função 3D que permite ao condutor ver o automóvel não só de cima, mas também selecionar um dos oito pontos de vista diferentes da câmara externa para visualizar o automóvel de frente, de trás, dos lados ou dos cantos. Desta forma, é possível identificar potenciais perigos exteriores não visíveis.

Além disso, através de uma funcionalidade conhecida como “vista invisível do capô”, é possível ver a posição das rodas dianteiras — a partir do lugar do condutor — como se estivesse a olhar para elas a partir de trás. Este ângulo é ideal para realizar manobras com precisão em locais apertados, como parques de estacionamento com vários pisos, onde existem bermas de betão que danificariam uma roda.

A tecnologia AVM pode ainda ser utilizada para ajudar os condutores a fazer uma entrada segura a partir de uma saída difícil para uma estrada onde a visibilidade é limitada. O sistema utiliza uma câmara frontal de ângulo amplo para mostrar a vista da frente do capô, projetada no ecrã central. Tal como a função “Memória de Localização de Lugar de Estacionamento”, os locais com visibilidade limitada podem ser guardados na memória GPS do AVM, para que este seja ativo automaticamente perto do cruzamento. 

Já na área do entretenimento, este é um veículo pronto para qualquer momento — desde uma gestão facilitada de funcionalidades caso esteja sozinho no carro como para as longas viagens em família.

O novo Qashqai é o primeiro veículo da gama europeia da Nissan com o Google built-in como parte do sistema de info-entretenimento NissanConnect. Esta tecnologia permite uma interação quase perfeita entre a vida digital do cliente e o seu veículo, ao mesmo tempo que oferece informações sempre atualizadas, como os seus locais e pontos de interesse guardados no Google Maps, mas sem depender do telemóvel.

Além da navegação e chamadas, o Google Assistant permite controlar o sistema de ventilação do veículo, os bancos e para-brisas aquecidos. Isto sem esquecer o ecossistema de aplicações disponíveis no Google Play, como a app de música ou os audiolivros.

A segurança é também uma aposta dos serviços NissanConnect. Para maior tranquilidade, o novo software vai vigiar o Qashqai em nome do condutor. Pode lembrá-lo caso se tenha esquecido de trancar o automóvel ou de fechar as janelas se estas permanecerem abertas um minuto após o motor ter parado. Também o avisa se o automóvel tiver sido rebocado. Em caso de suspeita de roubo, o veículo poderá ser imobilizado e, utilizando o fornecedor externo da Nissan, as autoridades policiais serão informadas deste crime — mesmo em países estrangeiros.

O novo Nissan Qashqai já está disponível em Portugal, com preços a partir de 28.950€.

Este artigo foi escrito em parceria com a Nissan.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT