na cidade

O eclipse de lua desta sexta-feira é o maior do século

São quase duas horas de "lua sangrenta" e devemos conseguir assistir a grande parte. Saiba qual a melhor hora e procure um lugar, que vai ser bom.

Vai ser incrível.

Na noite de sexta-feira, pegue no carro e dirija-se ao campo ou praia mais próximos, arranje um ponto alto, marque uma de várias iniciativas para observação. Não precisa de se afastar muito das luzes da cidade — só o suficiente para ver, com o menor ruído visual possível, o maior eclipse lunar do século.

Segundo a “TVI24“, o fenómeno que vai acontecer a 27 de julho será o mais longo do século, e apesar de ser visível em quase todo o mundo, há sítios onde é mais fácil de observar: como no Este de África, Ásia, Austrália e, felizmente, Europa. Quem está nos Estados Unidos e na América Latina, desta vez fica de fora.

Segundo os astrónomos, esta lua vermelha, ou sangrenta, vai durar uma hora, 42 minutos e 57 segundos, o que a torna então a mais longa dos últimos anos. Destes, cerca de 50 minutos deverão ser visíveis em Portugal, com a melhor hora esperada para observar por cá a ser pelas 21h20.

O eclipse acontece quando a Terra fica entre a lua e o sol e a sombra do nosso planeta cobre a superfície lunar. A lua parece vermelha porque a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra durante o pôr e o nascer do sol, e a sua luz é refletida na lua. 

E aproveite, só em 2029 é que um eclipse desta dimensão se deverá repetir.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT