Na cidade

Encontro de Porsches no Estoril foi palco de corridas espetaculares e intensas

A primeira prova da Porsche Sprint Challenge Ibérica arrancou este fim de semana, 13 e 14 de abril, no Circuito Estoril.
Foi um sucesso.

Duas dezenas de carros Porsche, dos modelos 992, 991.2 e 991.1, juntaram-se este fim de semana no Estoril para dar início à primeira prova do ano da Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI), a super competição que foi reconhecida oficialmente pela marca em 2023, da qual a NiT é media partner.

Esperavam-se dois dias de grande competitividade e assim foi. “De uma forma geral foi bastante positivo, não só pelo número de inscritos, mas pelas corridas, que foram bastante competitivas e disputadas”, diz à NiT José Monroy, manager da P21 Motorsport, empresa organizadora do evento.

A primeira corrida de sábado, 13 de abril, “foi espetacular”, com lutas interessantes, mas “sempre com desportivismo”, que resultou numa corrida limpa com os pilotos Rui Miritta (991.1), Manuel Alves (991.2) e Protasov (992) a vencerem a prova. De destacar ainda a estreia do piloto Luís Aguiar no Porsche Cayman GT4. “No domingo já se esperava uma animação extra, com várias ultrapassagens e mais toques, o que fez com que houvesse mais entradas do safety car”, conta o organizador. Os vencedores foram os mesmos, com exceção do piloto Ricardo Costa, que triunfou com o 992.

Para esta primeira prova estavam inscritos 24 carros com pilotos de diferentes nacionalidades. De Espanha, por exemplo, chegaram Daniel Garcia Balboa, Jorge Ramirez e Pedro Silvero Castilla. O Brasil, a Venezuela, a Colômbia e a Alemanha também marcaram presença no Porsche Sprint Challenge Ibérica.

O troféu é para todas as idades (a partir dos 16 anos) e destina-se a diferentes tipos de pilotos, desde os semiprofissionais aos gentleman drivers. A competição está dividida em diferentes categorias: Pro Am, os pilotos que não são completamente profissionais, mas são mais rápidos; AM, que são amadores; e Gentleman Driver, amadores com mais de 45 anos.

“Foi um fim de semana excelente e sinto que agora já está tudo na expectativa para a próxima prova, que acontece no Autódromo Internacional do Algarve, no fim de semana de 8 e 9 de junho”, diz. A competição prossegue para a Motorland, em Alcañiz (27 e 28 de julho), Valencia (14 e 15 de junho), Jerez (5 e 6 de outubro) e Barcelona (9 e 10 de novembro).

O responsável por trazer para Portugal uma competição com carros Porsche 997, em 2021, é José Monroy. Na altura, não imaginava que o evento chegasse aos ouvidos da marca especializada em carros desportivos tão rapidamente. Após duas edições de “glamour, potência e emoção”, a GT3 Cup (primeira designação da competição) ultrapassou as fronteiras portuguesas e foi reconhecida pela Porsche Motosport, que atribuiu a sua chancela ao troféu português organizado pela P21 Motorsport.

“Na altura, quando surgiu a ideia, adquiri 20 modelos 997 e decidi montar este troféu. A Porsche soube disto, acompanhou-nos e viu que fizemos um bom trabalho”, contou o piloto e manager da empresa que organiza o evento. Desde 2023 que passou a ser considerada uma competição oficial da marca e ganhou também um novo nome. 

A Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI), da qual a NiT já conquistou um lugar de referência nas corridas de velocidade em circuito na Península Ibérica, afirmando-se como a número um das competições de veículos GT.

Carregue na galeria para ver como foi a primeira prova da competição. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT