Os fãs de caminhadas têm novos motivos para celebrar. O Tok’andar está de volta a Porto de Mós, uma vila portuguesa no distrito de Leiria que se destaca pela riqueza natural e gastronómica. Para aquela que é a 19.ª edição da iniciativa, estão programados 21 percursos que de dedicam à natureza, história, gastronomia e geologia das dez freguesias do concelho.
Entre trilhos diurnos e noturnos; subidas ao pico do Picoto, o ponto mais alto do concelho; e travessias pela mata de Mira de Aire, classificada como zona húmida protegida Ramsar, os interessados vão poder percorrer cerca de 210 quilómetros, que se dividem em eventos a realizar entre 12 de março e 25 junho. Pelo meio, será possível experimentar morcela, cheirar alecrim ou entrar nas grutas de Alvados.
“A diversidade é a grande diferença”, começa por dizer Eduardo Amaral, vice-presidente do município, em declarações à agência Lusa, aqui citado pelo “Público”. A ideia é “que os vários públicos possam participar”, acrescenta.
O autarca destaca ainda a passagem pelo Juncal, que, mesmo estando “já fora do Parque Natural, tem uma zona de pinhal lindíssima”. Este passeio inclui a passagem pela Quinta da Júlia dos Ovos, um espaço pedagógico “onde há burros e uma lagoa com barcos”.
“Temos também os escuteiros, com uma oferta diferenciadora: um raide dos escuteiros, uma forma diferente de fazer um percurso à noite, com desafios associados”, completa.
Ao aderir ao programa, de acesso gratuito, os participantes têm direito a um passaporte de caminheiro com informações sobre cada trajeto, que vão da distância a percorrer ao grau de dificuldade. O registo dá direito a várias recompensas a partir da quinta caminhada da iniciativa. Consulte o calendário de atividades completo.