Na cidade

O Festival de Percursos Pedestres está de regresso a Alijó (e inclui almoço e vinho)

Conta com três trilhos guiados. Poderá descobrir a Necrópole Megalítica do Alto das Madorras e provar pratos típicos da região.
Será um fim-de-semana preenchido.

O Douro Vinhateiro é uma das mais belas regiões portuguesas, graças `combinação do poder e grandiosidade da montanha — ponteada pelos socalcos das vinhas — com a fluidez do rio que corre lá em baixo.

A paisagem, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, é motivo suficiente para merecer uma visita, mas o município do distrito de Vila Real destaca-se ainda, por exemplo, pela produção, no Planalto de Favaios, de um vinho licoroso extremamente admirado: o Moscatel.

Outro dos grandes atrativos do concelho de Alijó é a Rede de Percursos Pedestres homologados, composta por mais de 200 quilómetros de trilhos pedestres para explorar 20 pequenas rotas que se interligam entre si. “Para celebrar esta riqueza, o município de Alijó vai promover a segunda edição do Festival de Percursos Pedestres, a 25 e 26 de março”, anunciam os responsáveis.

No fim-de-semana estão programados três trilhos guiados por profissionais dedicados a “celebrar a paisagem, a gastronomia e o vinho do Porto”.  No dia sábado, 25 de março, o Trilho de Alto do Pópulo – Perafita (PR7 ALJ) marca o arranque do festival.

O percurso que “acompanha inicialmente o traçado da via romana de Tresminas-Vesúvio” e que “passa na proximidade de seis das oito mamoas que constituem a Necrópole Megalítica do Alto das Madorras”, tem 9,3 quilómetros e é feito entre as 9 horas as 12h30. Chegando a Vila Verde pode contar, para o almoço, com as feijocas, um prato típico, seguido de um acompanhamento musical.

Durante a tarde, há um passeio guiado pelo Trilho da Vila Verde — Forno dos Mouros, com 4,9 quilómetros, que arranca naquela aldeia para entrar por zonas de campos de cultivo, visitar o lugar do Forno dos Mouros e o Castro da Cerca, enquadrado pelas Serras de Falperra e Padrela. “Todos os percursos pedestres atravessam vários pontos de interesse turístico e paisagístico, como miradouro, património arqueológico, caminhos ancestrais, igrejas e capelas”, acrescenta a organização.

Em destaque, no segundo dia da edição, está o passeio pelo Trilho de Casal de Loivos, Vilarinho de Cotos e Vale de Mendiz (PR19 ALJ), durante o qual será possível “caminhar por uma das paisagens mais deslumbrantes da região” e “desfrutar de um dos mais belos miradouros da região do Douro, com vista sobre a vila do Pinhão”. Integrado na região do Alto Douro Vinhateiro, o percurso de 12,8 quilómetros  promete dar a descobrir “mais sobre o vinho do Porto, um dos ex-líbris da região”. A partida é feita às 9 horas.

Para participar, basta inscrever-se nas Lojas Interactivas de Turismo de Alijó ou do Pinhão, ou através da página oficial do Turismo de Alijó. Ali está disponível o programa completo. A inscrição apenas num dos dias custa 10€. Para o fim-de-semana completo é 15€. Os miúdos dos seis aos 12 anos têm 50 por cento de desconto.

A participação inclui almoço-convívio com especialidades regionais (feijocas no sábado, e milhos com rojões no domingo), além de uma T-shirt do evento, cantil, reforço alimentar ao longo do percurso e seguro contra acidentes pessoais.

Com o Festival de Percursos Pedestres, o município de Alijó pretende fazer “uma forte aposta” na “valorização de um dos produtos turísticos mais procurados pelos amantes da natureza, da paisagem e do património”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT