Na cidade

O gigante Baloiço CerLove com vista até Espanha vai ser desmantelado — é ilegal

A estrutura em Vila Nova de Cerveira foi inaugurada há dois anos mas nunca foi realizado qualquer processo de legalização.
Vai ser retirado.

Um das maiores infraestruturas do género no País, o Baloiço CerLove, em Vila Nova de Cerveira, foi inaugurado há cerca de dois anos. Com dois lugares para baloiçar sobre o vazio e com vistas sobre Cerveira, Espanha e o rio, a estrutura é uma das maiores atrações do município, mas está prestes a ser retirada do Miradouro do Cervo.

Em declarações ao jornal “O Minho”, o presidente da Junta de União de Freguesia de Cerveira e Lovelhe, Constantino Costa, adiantou que, segundo a Câmara, a instalação do baloiço não foi alvo de legalização e vão retirá-lo para não causar problemas.

O Baloiço CerLove será desmantelado quando houver disponibilidade de uma grua para o tirar, entre esta semana e a próxima. “Há centenas de baloiços a nível nacional e talvez nenhum esteja legalizado. Até são as próprias câmaras que os põem lá. Até desconhecíamos essa necessidade de legalização. Mas disseram-nos que está ilegal e vamos retirar”, lamenta o presidente da Junta, citado pelo “O Minho”.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira afirmou, em comunicado, que só este ano é que foi pedida a legalização da infraestrutura, algo que deveria ter sido feito antes da instalação do equipamento. “Até à presente data, a Requerente ainda não apresentou os elementos solicitados”, prossegue a autarquia.

Apesar do baloiço ter sido uma iniciativa da junta, contou com o apoio da câmara municipal, que rejeita quaisquer responsabilidades. “Uma vez que a colocação do baloiço foi decidida de forma unilateral pela União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, apenas a essa entidade podem ser imputadas quaisquer responsabilidades”, acrescenta.

O sucesso do baloiço, aberto a 2 de julho de 2020, foi absoluto e imediato, dada a sua dimensão, as vistas e toda a envolvência. Carregue na galeria para descobrir o top 10 de baloiços panorâmicos da Holidu.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT