Na cidade

Guia NiT: todas as novidades imperdíveis de Marvila, o bairro mais cool de Lisboa

O bairro lisboeta, conhecido pela cerveja artesanal, está a assumir-se cada vez mais como uma zona de referência na cidade.
Conheça as novidades.

Já em 2017, os estrangeiros apontavam à zona este da capital. O “El Pais” elegeu mesmo Marvila como um dos melhores bairros do mundo. Sete anos depois, a afirmação dos espanhóis permanece inatacável. E com a quantidade de novidades, o bairro está mais cool do que nunca.

Podia, desde logo, ser a capital da cerveja artesanal, casa das famosas Dois Corvos e a Musa. É que desde 2016 que foi batizado como Lisbon Beer District, o epicentro da cerveja lisboeta — e é o local de encontro para os amantes desta bebida (e não só).

A concentração destas fábricas tem sido um fator importante para a popularidade da freguesia, que oferece diversas atividades relacionadas com a produção artesanal da cerveja. Apesar desta cultura, Marvila é muito mais do que uma bebida. 

Já há muito que deixou de ser um pedaço esquecido da cidade e está a assumir-se cada vez mais como uma zona de referência. E essa evolução muito se deve à revitalização de antigos espaços industriais, tal como aconteceu com os Armazéns Abel Pereira da Fonseca que se transformaram, em 2023, num espaço de cultura e comércio independente. Com a abertura do 8 Marvila, surgiram também negócios com conceitos inovadores. Um dos mais recentes é o Vibra Caffé.

O projeto foi idealizado por Miguel Domingos Garcia, conhecido por ter sido agente de artistas como Dino d’Santiago. Instalado no 8 Marvila desde outubro, o espaço surgiu pela necessidade de “conectar pessoas e artistas” através dos cocktails e dos bolos caseiros de Paula Domingos, mãe do proprietário.

“Há uns anos, quando vivia em Amesterdão, tive um restaurante e prometi a mim mesmo que nunca mais iria ter um negócio nesta área. Acabei por render-me e criar aquele que é maior desafio da minha carreira, o Vibra Caffé e Concept Store, onde quero dar palco e ajudar os artistas lusófonos, das diferentes áreas. E a melhor forma para reunir pessoas num único local é a comida”, explicou à NiT o responsável.

Além de um café, o espaço é também uma galeria de arte, loja e estúdio musical. A ideia surgiu assim que viu o espaço que antes era ocupado pelas cubas dos Armazéns Vinícolas Abel Pereira da Fonseca. “Queria criar este conceito por necessidade. Os artistas lusófonos merecem uma maior visibilidade e esta foi a minha forma de contribuir para tal”, adiantou. 

Outra novidade que deu que falar assim que abriu, em novembro, foi o Not Ordinary Rental, uma loja de aluguer de roupa e acessórios para festas — mas, tal como o próprio nome indica, tem propostas fora do comum para todo o tipo de eventos.

Afinal, sempre que Tiago Santos e Carolina Minchetti iam a eventos que pediam looks mais ousados e alternativos, perdiam semanas a procurar a opção perfeita. Quando perceberam que a coleção de roupa de festa já quase não cabia nos closets, os amigos tiveram a ideia de alugar algumas dessas propostas para que fossem reutilizadas em novos contextos.

A oferta vai de artigos da coleção privada da dupla, assim como de fornecedores internacionais, quase todos nos Estados Unidos. Tratam-se de opções para quem se quer destacar num evento, seja através das cores vibrantes, texturas diferenciadas ou do brilho. Por aqui há muitas, mas mesmo muitas lantejoulas.

Tal como o Vibra Caffé e o Not Ordinary Rental, houve muitos negócios a abrir em Marvila nos últimos meses. Carregue nas setas para descobrir alguns deles. 

 
Guia NiT: todas as novidades imperdíveis de Marvila, o bairro mais cool de Lisboa

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT