Na cidade

O icónico Hotel de Turismo da Guarda vai ser reabilitado e voltará a receber hóspedes

A unidade hoteleira está de portas fechadas há mais de 10 anos. Agora, vai ser integrada na rede de Pousadas de Portugal.
Boas notícias.

O Hotel Turismo da Guarda, um edifício emblemático da cidade, que foi construído de raiz como unidade hoteleira de referência na região em 1947, pode vir a ganhar uma nova vida. Foi a primeira da cidade mais alta do País, mas está de portas fechadas já há mais de dez anos, após ter sido vendida pela Câmara Municipal ao Turismo de Portugal por 3,5 milhões de euros. 

O objetivo seria recuperar o edifício e transformá-lo num hotel de charme com uma escola de hotelaria, mas nada aconteceu desde então. Contudo, a propriedade irá conhecer outro destino em breve. O antigo em empreendimento hoteleiro vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal para “reabilitação e subsequente exploração”, anunciou o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, está terça-feira, 17 de janeiro.

“Resolvemos um dos problemas mais difíceis: o hotel da Guarda vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal, já que é uma propriedade vital”, anunciou o governante, citado pelo “Eco”.

O edifício vai ser entregue à Empresa Nacional de Turismo (Enatur), entidade concessionária das Pousadas de Portugal e ao Grupo Pestana. Assim, 12 anos depois do seu encerramento, prevê-se que volte a receber hóspedes, — mas ainda não há qualquer previsão sobre quando tal poderá acontecer.

O Hotel Turismo da Guarda foi vendido em 2010. Integrava a lista de imóveis afetos ao Programa Revive, que concessiona imóveis devolutos ou degradados do Estado para fins turísticos, devido às suas características históricas e arquitectónicas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT