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O incrível programa de voluntariado que ajudou a Crescer a apoiar mais de 2500 pessoas

Crescer, Oceanos Sem Plásticos e Comunidade Vida e Paz foram as associações apoiadas no primeiro ano do The Collective.

Apesar de sermos um País sem tradição de participar em programas de voluntariado — apenas seis por cento dor portugueses aderem a iniciativas deste género, segundo os dados de 2023 —, há uma nova tendência que está a contrariar estes números. Existem cada vez mais empresas que apostam em ações de solidariedade social desempenhadas pelos colaboradores.

A festejar um ano de existência, o The Collective é um desses projetos. Trata-se de um programa internacional de voluntariado da Kaizen Gaming, uma das maiores empresas de game tech do mundo e proprietária da Betano, marca de apostas desportivas e casino online.

Só neste primeiro ano foram mobilizados mais de 600 voluntários, que contribuíram com mais de 1.500 horas de serviço e apoiaram 24 ONG (Organizações Não Governamentais) em todo o mundo, incluindo Portugal. Na Crescer, a equipa apoiou na recolha de bens essenciais, que ajudaram cerca de 2.500 pessoas de várias comunidades. Os voluntários da Kaizen Gaming foram, por exemplo, até às instalações da Comunidade Vida e Paz, onde renovaram o consultório médico e os quartos, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos residentes.

Mas nem só na ajuda direta a quem precisa se focam as ações do The Collective. O programa também alargou o seu foco para o bem-estar animal e a proteção ambiental. Em abril, 200 voluntários da empresa uniram forças às ONG de várias cidades para realizarem ações especiais como ajudar cães abandonados a encontrar novos lares, construir abrigos para aves de espécies nativas e sensibilizar as comunidades para questões de conservação da natureza.

Em Portugal, mais concretamente na praia da Fonte da Telha, em Almada, estes voluntários colaboraram com a Oceanos Sem Plásticos, na recolha de cerca de 187 quilos de lixo da praia, enquanto aprendiam mais sobre poluição marinha.

“À medida que o The Collective entra no seu segundo ano, novas formas de colaborar com as comunidades estão a ser exploradas. O verdadeiro valor do The Collective não se mede apenas em números. O impacto real é visível nas pessoas, nos animais e nos ambientes intervencionados pelos voluntários da empresa, assim como no orgulho e no sentido de propósito que os Kaizeners [nome dado pela empresa aos colaboradores] sentem ao participar”, adianta a Kaizen Gaming.

Desde julho que os escritórios da empresa em todo o mundo contam com pontos de recolha de bens, num reforço de apoio às comunidades locais. Além disso, a empresa já doou mais de 60 mil euros, um valor que gerou impacto em mais de 4.700 pessoas de vários países.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Kaizen Gaming.