Apesar de sermos um País sem tradição de participar em programas de voluntariado — apenas seis por cento dor portugueses aderem a iniciativas deste género, segundo os dados de 2023 —, há uma nova tendência que está a contrariar estes números. Existem cada vez mais empresas que apostam em ações de solidariedade social desempenhadas pelos colaboradores.
A festejar um ano de existência, o The Collective é um desses projetos. Trata-se de um programa internacional de voluntariado da Kaizen Gaming, uma das maiores empresas de game tech do mundo e proprietária da Betano, marca de apostas desportivas e casino online.
Só neste primeiro ano foram mobilizados mais de 600 voluntários, que contribuíram com mais de 1.500 horas de serviço e apoiaram 24 ONG (Organizações Não Governamentais) em todo o mundo, incluindo Portugal. Na Crescer, a equipa apoiou na recolha de bens essenciais, que ajudaram cerca de 2.500 pessoas de várias comunidades. Os voluntários da Kaizen Gaming foram, por exemplo, até às instalações da Comunidade Vida e Paz, onde renovaram o consultório médico e os quartos, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos residentes.
Mas nem só na ajuda direta a quem precisa se focam as ações do The Collective. O programa também alargou o seu foco para o bem-estar animal e a proteção ambiental. Em abril, 200 voluntários da empresa uniram forças às ONG de várias cidades para realizarem ações especiais como ajudar cães abandonados a encontrar novos lares, construir abrigos para aves de espécies nativas e sensibilizar as comunidades para questões de conservação da natureza.
Em Portugal, mais concretamente na praia da Fonte da Telha, em Almada, estes voluntários colaboraram com a Oceanos Sem Plásticos, na recolha de cerca de 187 quilos de lixo da praia, enquanto aprendiam mais sobre poluição marinha.
“À medida que o The Collective entra no seu segundo ano, novas formas de colaborar com as comunidades estão a ser exploradas. O verdadeiro valor do The Collective não se mede apenas em números. O impacto real é visível nas pessoas, nos animais e nos ambientes intervencionados pelos voluntários da empresa, assim como no orgulho e no sentido de propósito que os Kaizeners [nome dado pela empresa aos colaboradores] sentem ao participar”, adianta a Kaizen Gaming.
Desde julho que os escritórios da empresa em todo o mundo contam com pontos de recolha de bens, num reforço de apoio às comunidades locais. Além disso, a empresa já doou mais de 60 mil euros, um valor que gerou impacto em mais de 4.700 pessoas de vários países.

LET'S ROCK







