Na cidade

Vários monumentos icónicos de Portugal vão apagar as luzes este sábado

O Castelo de São Jorge, em Lisboa, e a Ponte D. Luís I, em Vila Nova de Gaia, são alguns dos edifícios que aderiram à iniciativa.
Uma hora simbólica.

A Hora do Planeta, celebrada a 26 de março, começou em Sydney há 15 anos. Desde então, o movimento já chegou a 192 países e territórios. A iniciativa representa um momento global que pretende chamar a atenção para o mundo em que vivemos e que se encontra numa situação ambiental cada vez mais precária. Esta hora simbólica também será festejada por todo o País.

Às 20h30, após uma corrida que decorrerá no Parque Eduardo VII, em Lisboa, começa o destaque do evento: o apagão. Na cerimónia da capital, marcarão presença figuras como Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF — associação responsável pela organização do evento —, um representante da Câmara Municipal de Lisboa, o locutor e apresentador Pedro Fernandes e o artista Edis One, embaixadores da Hora do Planeta.

Em 114 municípios de norte a sul do País, a iluminação dos seus edifícios mais emblemáticos será desligada simbolicamente.

Em Lisboa, o Castelo de São Jorge, Cristo Rei, MAAT, Ponte 25 de Abril e o teatro Luís de Camões apagarão as suas luzes. No Porto, o apagão vai acontecer na Ponte do Freixo, na Estação Ferroviária de São Bento e na Ponte Dom Luís I, em Vila Nova de. Também as estações de comboio de Coimbra, Coimbra-B, Pampilhosa, Guarda, Figueira da Foz, Ermesinde e Famalicão irão desligar as suas luzes pelo planeta. A iluminação apenas voltará uma hora depois, pelas 21h30.

“Atravessamos um momento particularmente importante e decisivo, já que no dia 23 de março, data em que seria publicada pela Comissão Europeia a tão aguardada Lei do Restauro, fomos informados sobre o seu adiamento. Esta decisão da Comissão deixa-nos muito apreensivos, sobretudo porque esta lei é da maior urgência para travar a destruição da natureza e paralelamente recuperar os danos que já provocámos”, comenta Ângela Morgado em comunicado. A lei a que se refere visa restaurar 20 por cento dos ecossistemas do planeta.

Pode descobrir todos os monumentos e municípios no site da Hora do Planeta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT