O histórico Götheborg of Sweden, o maior navio transoceânico de madeira do mundo está a fazer uma paragem em Lisboa pela primeira vez e vai ficar pela capital até ao dia 9 de setembro, esta sexta-feira. O navio partiu para uma enorme expedição — Asia Expedition 2022/2023 — no dia 8 de junho e a sua paragem em Portugal é a oitava escala da viagem (e a mais longa também).
Desde o início da viagem que a capital portuguesa é considerada uma paragem obrigatória, segundo Kristoffer Bennis, diretor da expedição do veleiro: “é uma metrópole que está nas bocas do mundo, com uma comunidade cada vez mais inovadora e culturalmente interessada”. Já Alberto Laplaine Guimarães, secretário-geral da Câmara Municipal de Lisboa, sublinha que este “é um momento grandioso e um evento emocional”, que vai permitir aos portugueses “conhecerem melhor esta expedição, cuja missão se baseia em valores humanos, na inovação e na sustentabilidade”.
O Götheborg of Sweden, que é uma réplica do navio sueco do século XVIII da Companhia das Índias Orientais, está atracado no Cais Rocha Conde de Óbidos e vai estar aberto a visitas durante a sua estadia na capital, até ao dia 8 de setembro. Os interessados podem visitá-lo esta terça-feira, das 13 às 21 horas, e na quarta e quinta-feira (dias 7 e 8 de setembro), das 10 horas às 17h30, com o custo de 15€ para adultos, 7,50€ para miúdos dos cinco aos 16 anos e entrada gratuita para menores de quatro anos.
A visita tem a duração de uma hora e é acompanhada pelos diversos marinheiros da embarcação que se encontram disponíveis para responder a todas as questões. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou no local. Se procura uma experiência no mar, pode juntar-se à tripulação e navegar na rota Lisboa — Málaga (e nos percursos seguintes) e zarpar na aventura de velejar como um verdadeiro marinheiro, para perceber como funciona a vida a bordo de um navio do século XVIII.
Não é preciso ter nenhuma experiência de navegação, até porque irá integrar-se na equipa de marinheiros profissionais que o vão treinar enquanto estiver a bordo. Também irá descobrir mais sobre a história das Companhias das Índias Orientais e as aventuras do Götheborg original, que fez três vezes expedições à Ásia.
O navio conta com cerca de 20 tripulantes, sendo que os restantes 50 são membros do público que se assumem o papel de marinheiros durante uns dias. Como existe um número limite de participantes, é necessário fazer uma candidatura online.