Desde 2014 que as ruas de Alvalade se enchem de cabanas de madeira com decorações natalícias para celebrar esta época tão mágica. Este ano, o Mercado de Natal regressa para a sua oitava edição, entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro.
O evento virado para todas as famílias vai ter as tais casinhas de madeira — com ofertas de artesanato, comércio e gastronomia — animação de rua e, como não podia deixar de faltar, a tradicional casa do Pai Natal, com a presença assídua do homem de fato vermelho e barbas brancas e dos seus duendes.
“O Mercado de Natal em Alvalade vive das lojas, do Pai Natal e da interação das crianças com os duendes. Procuramos ter iniciativas pontuais, possivelmente aos fins de semana, para criar ainda mais animação”, revela à NiT o presidente da freguesia, José Amaral Lopes.
Quanto à oferta de artesanato, comércio e gastronomia, vai encontrar mais de 40 estabelecimentos, que permitirão aos visitantes descobrir boas e variadas opções de produtos para a época natalícia, assim como novidades gastronómicas e produtos típicos que marcam sempre presença nas mesas de Natal. A tradicional Ginja de Óbidos, enchidos e queijos de todo o País e novas marcas de produtos de joalharia e vestuário não vão faltar nesta nova edição.
“Ainda estamos a analisar algumas propostas, mas a maior novidade deste ano são os eventos musicais. Vamos ter grupos de música, mais ligados ao Natal, coros amadores e atuações de cavaquinhos”, acrescenta o presidente.
Tal como aconteceu na edição anterior, o Mercado de Natal em Alvalade volta a associar-se a instituições e projetos da freguesia, que partilham ao longo do evento uma das casinhas de madeira. Já no que diz respeito à oferta comercial, existem 12 estabelecimentos em estruturas próprias que vão marcar presença ao longo de todo o evento, enquanto que outros 38 estabelecimentos, selecionados por concurso, irão dividir a presença em dois turnos: o primeiro de 30 de novembro a 5 de dezembro; e o segundo entre 6 a 11 de dezembro.
O mercado, que vai estar aberto das 10 às 20 horas, prolonga-se pelo troço da Avenida da Igreja, entre a interseção da Avenida de Roma com a Avenida da Igreja e entre a interseção do Largo Frei Heitor Pinto com a Avenida da Igreja.
“Temos sempre conseguido aumentar o número de iniciativas. Penso que, havendo maior oferta, e com estes novos apontamentos musicais, o mercado vai conseguir atrair mais gente este ano”.
De seguida, carregue na galeria para ver como foi a última edição do Mercado de Natal em Alvalade.