Na cidade

O Mercado de Natal está de volta às ruas de Alvalade

Vêm aí as habituais cabanas de madeira — com artesanato, comércio e comida — animação de rua, grupos musicais e a casa do Pai Natal.
Começa dia 30 de novembro.

Desde 2014 que as ruas de Alvalade se enchem de cabanas de madeira com decorações natalícias para celebrar esta época tão mágica. Este ano, o Mercado de Natal regressa para a sua oitava edição, entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro.

O evento virado para todas as famílias vai ter as tais casinhas de madeira  — com ofertas de artesanato, comércio e gastronomia — animação de rua e, como não podia deixar de faltar, a tradicional casa do Pai Natal, com a presença assídua do homem de fato vermelho e barbas brancas e dos seus duendes.

“O Mercado de Natal em Alvalade vive das lojas, do Pai Natal e da interação das crianças com os duendes. Procuramos ter iniciativas pontuais, possivelmente aos fins de semana, para criar ainda mais animação”, revela à NiT o presidente da freguesia, José Amaral Lopes.

Quanto à oferta de artesanato, comércio e gastronomia, vai encontrar mais de 40 estabelecimentos, que permitirão aos visitantes descobrir boas e variadas opções de produtos para a época natalícia, assim como novidades gastronómicas e produtos típicos que marcam sempre presença nas mesas de Natal. A tradicional Ginja de Óbidos, enchidos e queijos de todo o País e novas marcas de produtos de joalharia e vestuário não vão faltar nesta nova edição.

“Ainda estamos a analisar algumas propostas, mas a maior novidade deste ano são os eventos musicais. Vamos ter grupos de música, mais ligados ao Natal, coros amadores e atuações de cavaquinhos”, acrescenta o presidente.

Tal como aconteceu na edição anterior, o Mercado de Natal em Alvalade volta a associar-se a instituições e projetos da freguesia, que partilham ao longo do evento uma das casinhas de madeira. Já no que diz respeito à oferta comercial, existem 12 estabelecimentos em estruturas próprias que vão marcar presença ao longo de todo o evento, enquanto que outros 38 estabelecimentos, selecionados por concurso, irão dividir a presença em dois turnos: o primeiro de 30 de novembro a 5 de dezembro; e o segundo entre 6 a 11 de dezembro.

O mercado, que vai estar aberto das 10 às 20 horas, prolonga-se pelo troço da Avenida da Igreja, entre a interseção da Avenida de Roma com a Avenida da Igreja e entre a interseção do Largo Frei Heitor Pinto com a Avenida da Igreja.

“Temos sempre conseguido aumentar o número de iniciativas. Penso que, havendo maior oferta, e com estes novos apontamentos musicais, o mercado vai conseguir atrair mais gente este ano”.

De seguida, carregue na galeria para ver como foi a última edição do Mercado de Natal em Alvalade.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT