na cidade

O novo baloiço instagramável de Portugal tem um cavalo de madeira

Encontra-o na Aldeia de Lamelas, no concelho de Castro Daire, em Viseu. Foi inspirado na lenda do "Penedo do Cavaleiro".
O cavalo de madeira faz parte do miradouro. Foto de ACDR Lamelas.

A moda dos miradouros panorâmicos em Portugal continua. No final de setembro surgiu mais um no País, no distrito de Viseu. É precisamente na Aldeia de Lamelas, no concelho de Castro Daire, que vai encontrar o Baloiço do Cavaleiro. Ao contrário de outros, não se apresenta da forma mais tradicional, já que as fotos terão de ser feitas em cima de um cavalo de madeira.

O projeto foi construído pela GAP (Grupo Amigos da Pombeira) em parceria com a Associação ACDR Lamelas. Na página de Facebook, a Associação explica que a escolha do lugar para o instalarem e tipo de baloiço construído tem a ver com a lenda do Penedo do Cavaleiro.

No tempo dos mouros, havia um cavaleiro Lusitano que se apaixonou por uma Moura linda com muitos pretendentes entre os mouros. Foi perseguido entre vales e montanhas até que encontrou este lugar íngreme com uma vista estrategicamente favorável para fazer uma espera ao exército mouro. Assim, colocou estes penedos para arremessa-los contra o exército. Esgotado deitou-se com sua futura esposa, numa cavidade ali existente”, começam por explicar.

O miradouro têm ainda um coração para tirar fotos.

A história continua. “O exército passou sem ter sinal do cavaleiro, e este por ter adormecido nos braços da sua amada, não deu conta dos mouros e assim lá ficaram os penedos. Reza a lenda que ele desceu mais tarde para a zona da Rocha onde constituiu família.” 

Para o encontrar mais facilmente, a associação deixou um link com as coordenadas de GPS. Neste miradouro do Penedo do Cavaleiro encontra ainda um coração gigante que também pode ser usado para tirar fotos. Dali segue também um percurso que o leva até à cascata da Pombeira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT