Na cidade

O novo baloiço panorâmico da Serra do Socorro fica apenas a 40 quilómetros de Lisboa

A atração, na Serra do Socorro, ganhou o nome de Carlos Bernardes como homenagem ao ex-presidente de Torres Vedras.
Fica na Serra do Socorro.

A moda dos baloiços ao ar livre parece estar para durar. Todos os meses surgem novas atrações deste género um pouco por todo o País, tanto em localidades rurais como urbanas. Não existe região que não queira ter o seu. Desta vez, foi a freguesia do Turcifal, em Torres Vedras, que inaugurou uma atração deste género destinada a todas as idades. Desde 10 de junho que pode baloiçar com o cabelo ao vento na Serra do Socorro, a cerca de 40 quilómetros de Lisboa. A proposta de criar uma infraestrutura deste tipo partiu de Ana Teresa Botelho, residente na freguesia.

“A câmara tem um projeto que é o Orçamento Participativo do Município e há sempre possibilidade de fazer uma proposta até 15 mil euros. Inicialmente pensei num passadiço, mas era um valor superior, então surgiu a ideia de criar um baloiço, que está muito na moda”, conta à NiT Ana Teresa Botelho.

O novo baloiço panorâmico integra-se na paisagem protegida da Serra do Socorro e a ideia foi criar um espaço de lazer onde as famílias pudessem passar o dia.

Com o nome Carlos Bernardes, a mais recente atração da freguesia é também uma homenagem ao antigo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que morreu aos 53 anos em maio do ano passado.

“Era amiga dele desde que o conheci. Já trabalhei com ele e era uma pessoa muito querida que perdi. A paisagem protegida é um projeto do vereador Carlos Bernardes e seria uma homenagem, tendo em conta que a estrada que liga ao baloiço também foi alcatroada por indicação dele”, explica. Nascido em Lisboa, Carlos Bernardes viveu na freguesia de Turcifal desde os seis anos e foi presidente da Câmara de Torres Vedras entre 2015 e 2021.

Assim como o baloiço, a estrada que liga a Cadriceira ao alto da Serra do Socorro foi inaugurada no dia 10 de junho e também recebeu o nome do vereador, que foi um dos responsáveis pela sua criação há mais de 20 anos. 

É através dessa via que os visitantes chegam ao novo baloiço panorâmico, onde é possível chegar de carro, a pé ou de bicicleta. Quem sobe a serra encontra, do lado esquerdo, a nova atração da freguesia, onde é possível ver um pôr-do-sol maravilhoso.

“É tudo o mais natural possível. O cimento é só para assegurar o baloiço. Para chegar lá há umas escadas em madeira com corrimão”, destaca Ana Teresa Botelho.

Do lado direito da serra fica o observatório de aves que já existia, mas que também sofreu algumas melhorias. Foi criado um parque de merendas para que as famílias pudessem usufruir desta zona ao ar livre com uma paisagem incrível”. De seguida, carregue na galeria para conhecer o Baloiço Carlos Bernardes e toda a área envolvente. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT