Na cidade

O novo escape room de Guimarães inspira-se nos horrores da saga “Saw”

A experiência imersiva transporta os filmes para a vida real. A sala está a funcionar desde 10 de maio.
Nem todos vão conseguir escapar.

Poucos filmes se esforçaram mais para inventar novas e criativas de matar personagens como a saga “Saw”. Armadilhas ao estilo “máscara da morte”, um cadeirão que remove escalpes ou um colar com lasers capazes de cortar carne humana. Tudo serviu para entreter os espectadores. Goste-se ou não, a verdade é que a saga, que já conta com 10 filmes, tornou-se num marco do género nas últimas duas décadas.

Os famosos jogos mortais que aterrorizam têm inspirado escape rooms temáticas um pouco por todo o mundo. Em Lisboa, por exemplo, a Game Over foi uma das primeiras a abrir uma sala dedicada ao tema. Agora, os fãs dos filmes podem ter uma experiência semelhante no Escape Game Guimarães.

Inaugurado em 2017, fica numa propriedade particular de habitação e pertence a um técnico informático que se apaixonou por este tipo de jogos. “Na altura tinha feito uns escape rooms a nível internacional e achei que seria giro implementar o conceito em Portugal.  A partir daí começámos a desenvolver salas e desafios diferentes”, adianta à NiT Luís Pereira, de 38 anos.

“Após ver os escape rooms massificados no Porto e Lisboa, perguntei-me: Porque não abrir um escape room em Guimarães? Guimarães precisa disto.” E assim foi. Depois de sete longos meses de projetos e construção do espaço, abriu então o Escape Game Guimarães. Começou por ter apenas uma sala, com o escape room “Museu”, mas não ficou por aqui.

Depois de abrir a sala “Sequestro”, em 2018, e a “Cripta”, em 2021, chegou então o novo jogo inspirado em “Saw”. O mais recente escape room abriu na passada sexta-feira, 10 de maio, e promete um “verdadeiro desafio”.

“A ideia surgiu porque sentimos que os jogadores têm de ser desafiados constantemente. Queríamos transportar a saga para a vida real e tentar criar o cenário o mais parecido possível”, adianta. Com uma decoração única, “que não será vista em todo o lado”, procura colocar os participantes no papel de protagonistas dos filmes. O famoso boneco Jigsaw, claro, vai marcar presença.

O jogo é para ser jogado entre três e oito amigos. Começa quando o grupo acorda preso num espaço escuro e fechado. “Horrizados, percebem que vão ser castigados por algo que fizeram e estão numa luta contra o tempo para escapar dos jogos mortais do Jigsaw”, lê-se na sinopse. Os jogadores têm 60 minutos para provar que merecem viver e conseguir escapar de uma tortura sem piedade.

Sem avançar com spoilers, o responsável revela ainda que os participantes podem esperar “uma forte componente de trabalho de equipa” e uma “realidade idêntica aos filmes”. As reservas podem ser feitas online e os preços variam consoante o número de pessoas. Um grupo de três paga 60€, enquanto que se for oito jogadores, o valor fica a 120€.

Além da sala inspirada em “Saw”, pode aventurar-se no “Sequestro”. Aqui, os jogadores são sequestradas e colocados dentro de uma cela por um grupo terrorista que planeiam torná-los mártires num atentado. Os participantes devem utilizar as pistas que os anteriores reféns — que tentaram sair do espaço, mas sem sucesso — deixaram para trás e que poderão ser bastante úteis na fuga e no anulamento de um possível ataque biológico em grande escala.

Cada uma destas experiências imersivas tem as suas dificuldades, mas a de “Saw” é, sem dúvida, a mais complicada de todas — e nem todos conseguirão escapar a tempo.

Carregue na galeria para ver algumas imagens do novo jogo do Escape Game Guimarães.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua do Sobrado, 35
    4835-443 Guimarães

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT